Política de Privacidade
Revisão 7
1. INTRODUÇÃO
A OTIMIZA baseia sua Política de Privacidade nos valores sólidos da organização e sua integridade. Acreditamos que para honrar esses valores é fundamental deixar claro ao nosso público externo, como suas informações poderão ser coletadas, armazenadas e utilizadas.
2. DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE
Esta Política de Privacidade tem o objetivo de formalizar o compromisso da OTIMIZA com a segurança e a privacidade de informações coletadas de Usuários de websites, de potenciais clientes, de clientes, usuários dos nossos sistemas informatizados e seus aplicativos, de clientes dos nossos clientes, candidatos a empregos e visitantes às dependências da OTIMIZA. Nos comprometemos a garantir o direito à efetiva proteção, segurança e privacidade dos dados pessoais.
Esta Política de Privacidade se aplica ao tratamento de dados online e offline, que são capturados em nossos canais, a partir da permissão do usuário, ou adesão a algum produto da OTIMIZA.
É importante ressaltar, que os dados são coletados quando necessários para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados ou obrigação legal com a finalidade de executar os serviços desejados pelo contratante ou usuário através da Solução Informatizada e seus Aplicativos, na emissão de documentos legais.
Portanto, a OTIMIZA assume o compromisso de garantir a proteção de todos os dados pessoais que lhe sejam disponibilizados contra qualquer forma de tratamento ilícito. Esta Política de Privacidade define as diretrizes estabelecidas pela OTIMIZA de como iremos coletar e tratar os seus dados pessoais e as medidas necessárias para assegurar que as suas informações estejam seguras.
Um comitê de privacidade e proteção de dados foi definido pela direção, com o objetivo principal de discutir e promover as ações necessárias para assegurar o cumprimento da LGPD (Lei Nº 13709/2018).
2.1. ENCARREGADO DE PROTEÇÃO DE DADOS
Para obter mais informações sobre a Política ou sobre como tratamos os seus dados pessoais ou solicitar acesso, atualização, correção e exclusão referente aos seus dados pessoais, o titular poderá contactar diretamente o DPO da OTIMIZA, Daniela Duarte através do endereço privacidade@grupootimiza.com.br, com o título “aos cuidados do Encarregado” ou por correio registado para:
A OTIMIZA UGC CONSULTORIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA
A/C: Encarregado de Proteção de Dados
Rua dos Timbiras, 1754 – sala 801 – Lourdes – Belo Horizonte / MG
CEP: 30140-061 30.140-061
Gostaríamos de ressaltar que, em certas circunstâncias, pode não ser possível atender a solicitações de correção, alteração ou exclusão dos Dados Pessoais feitas pelo titular. Essa limitação ocorre, por exemplo, quando tais informações são essenciais para garantir a proteção, autenticação e prevenção de fraudes, bem como para aprimorar a qualidade dos Dados tratados pela OTIMIZA, conforme estabelecido para cumprimento de obrigação legal ou regulatória.
3. PRINCÍPIOS NORTEADORES DESTA POLÍTICA
A Política de Privacidade da OTIMIZA baseia-se nos seguintes princípios:
i. finalidade: realização do tratamento para propósitos legítimos, específicos, explícitos e informados ao titular, sem possibilidade de tratamento posterior de forma incompatível com essas finalidades;
ii. adequação: compatibilidade do tratamento com as finalidades informadas ao titular, de acordo com o contexto do tratamento;
iii. necessidade: limitação do tratamento ao mínimo necessário para a realização de suas finalidades, com abrangência dos dados pertinentes, proporcionais e não excessivos em relação às finalidades do tratamento de dados;
iv. livre acesso: garantia, aos titulares, de consulta facilitada e gratuita sobre a forma e a duração do tratamento, bem como sobre a integralidade de seus dados pessoais;
v. qualidade dos dados: garantia, aos titulares, de exatidão, clareza, relevância e atualização dos dados, de acordo com a necessidade e para o cumprimento da finalidade de seu tratamento;
vi. transparência: garantia, aos titulares, de informações claras, precisas e facilmente acessíveis sobre a realização do tratamento e os respectivos agentes de tratamento, observados os segredos comercial e industrial;
vii. segurança: utilização de medidas técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão;
viii. prevenção: adoção de medidas para prevenir a ocorrência de danos em virtude do tratamento de dados pessoais;
ix. não discriminação: impossibilidade de realização do tratamento para fins discriminatórios ilícitos ou abusivos;
x. responsabilização e prestação de contas: demonstração, pelo agente, da adoção de medidas eficazes e capazes de comprovar a observância e o cumprimento das normas de proteção de dados pessoais e, inclusive, da eficácia dessas medidas.
4. DESCRIÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
4.1. POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA USUÁRIOS DOS WEBSITES
4.1.1. Escopo
Esta Política de Privacidade tem como objetivo informar como tratamos os seus dados pessoais (“Usuário” ou “você”) coletados através do nosso website e se aplica para o tratamento de dados pessoais dos Usuários, no âmbito do Website, que podem ser indivíduos que nos contatam, interagem com nosso website e/ou demonstram interesse em nossos produtos e serviços.
4.1.2. Papel da OTIMIZA como agente de tratamento destes dados
A OTIMIZA é responsável pelo processamento e proteção dos dados coletados no Website, atuando na qualidade de CONTROLADORA.
4.1.3. O que coletamos
Podemos coletar seus dados quando você visita e/ou interage conosco e nos envia voluntariamente os seus dados pessoais, através dos nossos formulários em nossa página ou acessa nossos grupos de whatsapp. Neste contexto podemos coletar nome, telefone, e-mail.
Coletaremos automaticamente os seguintes dados durante a sua visita ao nosso site, a fim de melhorar sua experiência de navegação: informações sobre o dispositivo utilizado, detalhes do navegador, endereço IP (anônimo e com registro de data e hora) e a origem do IP. Além disso, oferecemos a opção de permitir a coleta de informações sobre cliques e páginas acessadas por meio de cookies. Essas informações são utilizadas para personalizar a sua experiência de navegação, apresentar publicidade relevante, avaliar a eficácia de campanhas publicitárias, medir o tempo de visita ao site e identificar quaisquer problemas, como mensagens de erro no sistema.
Nosso objetivo é fornecer informações claras e acessíveis aos usuários dos nossos sistemas sobre o uso de cookies pela OTIMIZA.
4.1.4. Sobre Cookies
O que são cookies? um pequeno arquivo de texto, onde é registrada a identidade do usuário para o navegador, armazenando dados de navegação como preferências, localização e frequência de cliques. O termo cookie na verdade descreve uma série de tecnologias, incluindo:
Principais Tipos de Cookies: De uma forma genérica, os cookies podem ser divididos em três tipos de classificações: em relação ao tempo de vida, ao proprietário e à finalidade.
Principais tipos de cookies
Classificação |
Tipo de Cookie |
O que o cookie faz |
Quanto ao tempo de vida |
Cookies de sessão |
São cookies que expiram assim que você fecha o seu navegador, encerrando a sessão. |
Cookies persistentes ou permanentes |
São cookies que permanecem no seu dispositivo durante um período determinado ou até que você os exclua. |
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Quanto ao proprietário |
Cookies Proprietários |
São cookies definidos por nós ou por terceiros em nosso nome. |
Cookies de terceiros |
São cookies definidos por terceiros confiáveis em nossa aplicação. |
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Quanto a finalidade |
Cookies necessários |
São cookies essenciais que possibilitam a navegação em nossas aplicações e o acesso a todos os recursos; se estes, nossos serviços podem apresentar mal desempenho ou não funcionar. |
Cookies de desempenho |
São cookies que otimizam a forma que nossas aplicações funcionam, coletando informações anônimas sobre as páginas acessadas. |
|
Cookies de funcionalidade |
São cookies que memorizam suas preferências e escolhas (como seu nome de usuário). |
|
Cookies de publicidade |
São cookies que direcionam anúncios em função dos seus interesses e limitam a quantidade de vezes que o anúncio aparece. |
Ferramentas que utilizam cookies empregadas pela Otimiza
Tabela de Cookies Site Otimiza UGC |
|
Cookie |
Finalidade |
_hjIncludedInPageviewSample |
Este cookie é definido para permitir que o Hotjar saiba se aquele usuário está incluído na amostragem de dados definida pelo limite de page views do seu site. |
_gid |
Este cookie é instalado pelo Google Analytics. O cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam um site e ajuda na criação de um relatório analítico de como está tráfego do site, o comportamento dos usuários e outras métricas relevantes. Os dados coletados incluem o número de visitantes, a fonte de onde vieram e as páginas visitadas de forma anônima. |
_ga |
Este cookie é instalado pelo Google Analytics. Ele é usado para distinguir os usuários e rastrear a atividade do site em diferentes sessões. Também pode ser utilizado para registrar dados de campanha e acompanhar o uso do site, contribuindo para a geração de relatórios de análise abrangentes. Os cookies armazenam informações anonimamente e atribuem um número gerado aleatoriamente para identificar visitantes únicos. |
_gat_gtag_UA_149758166_1 |
Este cookie é definido pelo Google e é usado para distinguir os usuários. |
_hjAbsoluteSessionInProgress |
Este cookie é usado pela Hotjar para rastrear a primeira sessão de exibição de página de um usuário. Ele registra um sinalizador Verdadeiro/Falso para indicar se o usuário está atualmente em uma sessão de exibição de página. |
CONSENT |
Esses cookies são definidos por meio de vídeos do YouTube incorporados. Eles registram dados estatísticos anônimos sobre, por exemplo, quantas vezes o vídeo é exibido e quais configurações são usadas para reprodução. Nenhum dado confidencial é coletado a menos que você faça login em sua conta do Google; nesse caso, suas escolhas estão vinculadas à sua conta, por exemplo se você clicar em “curtir” em um vídeo. |
YSC |
Esses cookies são definidos pelo Youtube e são usados para rastrear as visualizações dos vídeos incorporados. |
_hjFirstSeen |
Esse cookie é definido pelo Hotjar para identificar a primeira sessão de um novo usuário. Ele armazena um valor verdadeiro / falso, indicando se esta foi a primeira vez que o Hotjar viu este usuário. É usado por filtros de gravação para identificar novas sessões de usuário. |
_hjid |
Este cookie é definido pelo Hotjar. Este cookie é definido quando o cliente acessa pela primeira vez uma página com o script Hotjar. Ele é usado para persistir o ID do usuário aleatório, exclusivo para aquele site no navegador. Isso garante que o comportamento em visitas subsequentes ao mesmo site seja atribuído ao mesmo ID de usuário. |
yt-remote-connected-devices |
Esses cookies são definidos por meio de vídeos do YouTube incorporados. |
yt-remote-device-id |
Esses cookies são definidos por meio de vídeos do YouTube incorporados. |
IDE |
Usado pelo Google DoubleClick e armazena informações sobre como o usuário usa o site e qualquer outro anúncio antes de visitar o site. Isso é usado para apresentar aos usuários anúncios que são relevantes para eles de acordo com o perfil do usuário. |
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Este cookie é definido por doubleclick.net. O objetivo do cookie é determinar se o navegador do usuário oferece suporte a cookies. |
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Cookie responsável por preservar a situação do Widget (se ele estava aberto ou Fechado) da última vez que a página foi aberta. |
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cookielawinfo-checkbox-analytics |
Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria “Analytics”. |
cookielawinfo-checkbox-others |
Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria “Outros. |
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O cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Tabela de Cookies Site RENAVECAR |
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Cookie |
Finalidade |
_ga |
Este cookie é instalado pelo Google Analytics. O cookie é usado para calcular o visitante, a sessão, os dados da campanha e acompanhar o uso do site para o relatório de análise do site. Os cookies armazenam informações anonimamente e atribuem um número gerado aleatoriamente para identificar visitantes únicos. |
_ga_Y5J0WYC5Q6 |
Este cookie é definido pelo Google e é usado para distinguir os usuários. |
Como gerenciar suas preferências de cookies?
Você pode rever suas permissões de cookies a qualquer momento, podendo ativá-los ou desativá-los, com exceção dos cookies necessários. Atualmente, quando você acessa nosso site pela primeira vez, é requerida a concordância ou não com a instalação dos cookies — após a aceitação eles serão ativados.
Para isso, utilizamos um sistema de banner de informações que alerta e solicita o consentimento em nosso site. E, além de solicitar sua concordância, informamos que a navegação continuada será entendida como consentimento.
Entretanto, como já dito, você pode alterar as permissões de cookies a qualquer momento e sem custo, além de poder configurá-los individualmente. Porém, a revogação do consentimento de determinados cookies pode impedir o funcionamento correto de alguns recursos da plataforma.
Para gerenciar os cookies, acesse as configurações do navegador, na área de gestão de cookies.
Veja o tutorial de acordo com o navegador que você utiliza:
4.1.5. Finalidade da coleta
Nós podemos utilizar os dados coletados ou recebidos a partir da utilização dos nossos websites para as seguintes finalidades:
- Fornecer, personalizar e aprimorar nossos websites;
- Enviar comunicações de marketing e recomendações de produtos ou serviços oferecidos pelo GRUPO OTIMIZA de acordo com as suas preferências de marketing;
- Responder as suas solicitações
- Avaliar ou entender a eficácia da publicidade que veiculamos, visando fornecer publicidades relevantes para você;
4.1.6. Bases jurídicas para processar seus dados pessoais
Processamos seus Dados Pessoais tendo como base jurídica o seu consentimento. Quando você opta por receber nossos materiais de marketing e promocionais, processamos seus Dados Pessoais para enviar mensagens a você sobre nós e os produtos e serviços que oferecemos. É possível cancelar seu consentimento a qualquer momento.
4.1.7. Com quem podemos compartilhar seus dados
A OTIMIZA não divulgará nenhum dado pessoal que identifique diretamente o Usuário, sem seu consentimento prévio, exceto nos casos em que a divulgação seja necessária para o cumprimento de obrigações legais, por ordem de autoridades judicial ou administrativa, para exercer um direito legal ou com o intuito de atingir uma das finalidades indicadas nesta Política de Privacidade.
Os dados pessoais podem ser processados por terceiros, fornecedores de software contratados pela OTIMIZA, utilizados no âmbito do setor de Marketing para cumprimento das finalidades descritas no item 4.1.4, na qualidade de OPERADORES.
4.1.8. Websites de Terceiros
Os websites de terceiros acessíveis a partir do nosso website estão sob a responsabilidade de terceiros. A OTIMIZA não se responsabiliza pelos pedidos e/ou fornecimento de dados pessoais em websites de terceiros. Recomendamos que consulte as respectivas políticas de privacidade de tais websites para se informar adequadamente a respeito do uso de seus dados pessoais por outros websites ou outras ferramentas.
4.1.9. Tempo em que podemos manter seus dados armazenados
Os Dados Pessoais coletados e os registros de atividades são armazenados em ambiente seguro e controlado. Podemos manter os dados:
- enquanto durar a relação e não houver pedido de eliminação ou revogação de consentimento conforme estabelecido no Art. 9, Inciso II da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
4.2. POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA POTENCIAL CLIENTE
4.2.1. Escopo
Esta Política de Privacidade tem como objetivo fornecer informações claras e transparentes sobre como tratamos os dados pessoais dos potenciais clientes da OTIMIZA (referidos como “Potencial Cliente” ou “você”) que solicitam atendimento e/ou uma proposta comercial para um de nossos produtos/serviços. Essas solicitações podem ser feitas por meio de formulários em nosso website, grupos de WhatsApp, telefone ou e-mail. Desde a coleta inicial até o descarte dos dados, estamos comprometidos em garantir a privacidade e segurança das informações fornecidas.”.
4.2.2. Papel da OTIMIZA como agente de tratamento destes dados
A OTIMIZA é responsável pelo processamento e proteção dos dados coletados em nosso website, grupos de WhatsApp ou e-mail dos potenciais clientes, atuando na qualidade de CONTROLADORA.
4.2.3. O que coletamos
Quando recebemos sua solicitação de proposta ou contrato, através de nossos canais de comunicação com o cliente (website, grupos de whatsapp ou e-mail), coletamos os seguintes dados para gerar a Emissão da proposta ou contrato em nosso Sistema de Assinatura Eletrônica:
Dados do representante legal:
- Nome completo:
- CPF:
- E-mail:
- Telefone
Testemunha
- Nome completo;
- E-mail;
4.2.4. Finalidade da coleta
Nós podemos utilizar os dados coletados para as seguintes finalidades:
- Responder as suas solicitações;
- Fornecer informações sobre nossos produtos/serviços e enviar a proposta comercial solicitada;
- Realizar comunicações relacionadas ao seu interesse em se tornar nosso cliente.
4.2.5. Bases jurídicas para processar seus dados pessoais
Processamos seus Dados Pessoais tendo como bases jurídicas:
- Execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados.
4.2.6. Com quem podemos compartilhar seus dados
Os dados pessoais podem ser processados por terceiros, fornecedores de software contratados pela OTIMIZA, utilizados no âmbito do setor de Marketing para cumprimento das finalidades descritas no item 4.2.4, na qualidade de OPERADORES.
4.2.7. Tempo em que podemos manter seus dados armazenados
Os Dados Pessoais coletados e os registros de atividades são armazenados em ambiente seguro e controlado. Podemos manter os dados:
- enquanto durar a relação e não houver pedido de eliminação ou revogação de consentimento conforme estabelecido no Art. 9, Inciso II da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
4.3. POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA CLIENTES
4.3.1. Escopo
Esta Política de Privacidade tem como objetivo informar, de maneira simples e transparente, a forma de tratamento dos dados pessoais dos seus Clientes (“Cliente” ou “você”), desde a sua coleta até o seu descarte.
4.3.2. Papel da OTIMIZA como agente de tratamento destes dados
Neste papel a OTIMIZA coleta e realiza a gestão dos dados necessários para celebração do contrato e execução do serviço, atuando na qualidade de OPERADORA em nome do CONTROLADOR cliente.
4.3.3. O que coletamos
Através da celebração do contrato coletamos os seguintes dados do titular representante legal: CPF, Nome, telefone, e-mail, assinatura.
4.3.4. Finalidade da coleta
Os dados são coletados para:
- Cadastro em nossa base de dados
- Envio de e-mails comunicando mudanças nos requisitos legais aplicáveis publicados pelos órgãos competentes.
- Gerar contrato
- Posteriormente estes dados são utilizados pelo financeiro para faturamento e pelo Suporte Técnico para comunicação com o cliente quando necessário no apoio ao atendimento ao cliente.
4.3.5. Bases jurídicas para processar seus dados pessoais
Processamos seus Dados Pessoais tendo como base jurídica a Execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados.
4.3.6. Com quem podemos compartilhar seus dados
Os dados pessoais podem ser processados por terceiros que operem em nome e por conta da OTIMIZA na qualidade de (“Operadores”), como o terceiro responsável pelo sistema que utilizamos para assinatura eletrônica e também o sistema que usamos para cadastro de clientes e gestão comercial; com os órgãos públicos competentes (Detran, receita) por obrigatoriedade legal e regulatória.
4.3.7. Armazenamento
Armazenamos e mantemos suas informações por 20 anos e ainda:
- pelo tempo necessário para cumprimento de obrigação legal ou regulatória conforme definido nas respectivas portarias deliberadas pelos órgãos competentes de cada federação, resguardar nossos direitos ou cumprir acordos judiciais/extrajudiciais. Para consultar o prazo, você poderá acessar as portarias clicando aqui;
- Pelo tempo necessário requerido pelo CONTROLADOR.
4.4. POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA USUÁRIOS DOS SISTEMAS
4.4.1. Escopo
Esta Política de Privacidade tem como objetivo informar, de maneira simples e transparente, a forma de tratamento dos dados pessoais dos usuários de seus sistemas (“usuário” ou “você”), desde a sua coleta até o seu descarte.
4.4.2. Papel da OTIMIZA como agente de tratamento destes dados
Neste papel a OTIMIZA coleta e realiza a gestão dos dados necessários para execução do serviço, atuando na qualidade de OPERADORA em nome do CONTROLADOR cliente, com a finalidade de executar os serviços desejados pelo contratante ou usuário através da Solução Informatizada e seus Aplicativos, na emissão de documentos legais. Como Operadora, cabe a OTIMIZA sua parcela referente a proteção dos dados, conforme acordado em contrato com seu respectivo Cliente, porém não lhe cabe decisão ou mesmo autoridade para a forma de tratamento dos dados que não estejam de acordo com os processos e fluxos acordados com o Cliente.
A OTIMIZA reconhece todos os direitos previstos na LGPD ao titular dos dados. Para exercício de seus direitos, o titular deverá entrar em contato com o Controlador responsável pelos seus dados. A OTIMIZA prestará o apoio e suporte necessário a seus Controladores para viabilizar o atendimento de Direito de Titulares, quando tais dados fizerem parte do escopo de sua contratação/prestação de serviço.
4.4.3. O que coletamos
Para a execução e entrega do serviço são coletados os seguintes dados dos usuários dos sistemas:
- Do titular vistoriador: Nome, data de nascimento, biometria, foto, CPF, telefone, endereço e e-mail,
- Do titular engenheiro da ITL: Nome, data de nascimento, biometria, CPF, CREA e-mail e telefone.
- Do titular usuário ITL: nome, data de nascimento, cargo e e-mail para cadastro no SAC; nome, CPF, data de nascimento, e-mail; login e senha do usuário
- Do titular usuário ECV: nome, n° carteira de identidade e e-mail caso seja necessária alguma inclusão de dados no cadastro nos sistemas; login e senha do usuário.
Os dados biométricos coletados em conformidade com a legislação aplicável são denominados dados sensíveis.
Durante a utilização dos nossos aplicativos, podemos coletar e armazenar quaisquer informações sobre sua navegação:
- A identificação do seu dispositivo: São coletados dados de Modelo, Série, Versão, Versão do Android e IMEI (Identificação Internacional de equipamento móvel) do dispositivo.
- IP e MAC: São coletados os endereços IP e MAC do dispositivo
- Quais os aplicativos instalados: São coletados os dados do nome do aplicativo e nome do pacote para todos os aplicativos instalados no dispositivo
- Quando o aplicativo foi acessado: São coletados os dados de data e hora do acesso do dispositivo ao nosso servidor
- Localização por meio de GPS: São coletados os dados da localização atual do dispositivo
Alguns recursos ou informações quando necessários pela primeira vez ou mesmo na instalação, serão solicitados por este aplicativo e notificados por meio do Sistema Operacional do seu Smartphone como por exemplo:
- Acesso à rede (internet Móvel ou WIFI)
- Acesso a identificação do dispositivo
- Acesso a câmera
- Acesso ao GPS
- Acesso ao microfone
- Acesso ao Armazenamento externo do Smartphone
- Acesso a Vibração do Smartphone
As informações adicionais exibidas, que não foram diretamente informadas por você, são obtidas por meio de consulta em banco de dados do Detran de cada Estado e/ou Senatran
4.4.4. Finalidade da coleta
Podemos coletar os dados acima para as seguintes finalidades:
- Dados do titular vistoriador: Para cadastro no Detran; Para realização de vistorias e emissão de laudos
- Dados do titular engenheiro da ITL: Para cadastro no Detran; Para registro e emissão de laudos
- Dados do titular engenheiro da OIA / Técnico OIA: Para Cadastro do engenheiro; Para registro e emissão de laudos
- Dados do titular usuário ITL: Para acesso ao sistema para consulta de laudos; Validar os laudos; Cadastrar certificado e visualização de LOG´s; Consulta e emissão de laudos; Para Controle de segurança para acesso do sistema; Emissão de NF, controle de NF, Controle de Boletos, gerenciamento de relatórios
- Dados do titular usuário ECV: Para acesso ao atendimento online através do acesso remoto; Para acesso a relatórios e vistorias realizadas pela ECV
- A identificação do seu dispositivo: Estes dados são utilizados para identificar o dispositivo e permitir que seja feito o envio de notificações quando há alguma atualização no servidor, assim como para segurança, prevenção de fraudes e cumprimentos de regulamentações estipuladas pelo Detran. Estes dados são transmitidos do dispositivo para nosso webservice, através de uma conexão segura e são armazenados em nossos bancos de dados. Os dados não são compartilhados com terceiros e são mantidos de maneira segura.
- Os endereços IP e MAC do seu dispositivo: Estes dados são utilizados para a identificação do aparelho que comunicou com nosso serviço e seu respectivo IP, para que seja possível análise de erros envolvendo o aparelho. São utilizados também para o cumprimento de regulamentações estipuladas pelo Detran. Estes dados são transmitidos do dispositivo para nosso webservice, através de uma conexão segura e são armazenados em nossos bancos de dados. Os dados não são compartilhados com terceiros e são mantidos de maneira segura.
- Quais os aplicativos instalados: Estes dados são utilizados para manter a segurança e prevenir fraudes, respeitando as regulamentações impostas pelo Detran. Os dados são verificados para identificar se há algum aplicativo que cause algum tipo de irregularidade durante o processo de vistoria. Alguns aplicativos podem burlar a regra de negócio importante para o sistema, conforme lei vigente. Estes dados são transmitidos do dispositivo para nosso webservice, através de uma conexão segura e são armazenados em nossos bancos de dados. Os dados são mantidos de maneira segura e em alguns estados, essas informações são enviadas para o DETRAN, conforme lei vigente.
- Quando o aplicativo foi acessado: Estes dados são utilizados para manter o registro dos logins realizados em nosso aplicativo, em cumprimento de regulamentações impostas pelo DETRAN. Estes dados são transmitidos do dispositivo para nosso webservice, através de uma conexão segura e são armazenados em nossos bancos de dados. Os dados não são compartilhados com terceiros e são mantidos de maneira segura.
- Localização por meio de GPS: Estes dados são utilizados para identificar o local em que o cliente está para permitir o prosseguimento da vistoria e para o cumprimento de regulamentações estipuladas pelo Detran. Estes dados são transmitidos do dispositivo para nosso webservice, através de uma conexão segura e são armazenados em nossos bancos de dados. Os dados são mantidos de maneira segura e em alguns estados, essas informações são enviadas para o DETRAN, conforme lei vigente.
4.4.5. Bases jurídicas para processar seus dados pessoais
Coletamos seus Dados Pessoais tendo como base jurídica para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados;
4.4.6. Com quem podemos compartilhar seus dados
Os dados pessoais podem ser compartilhados com os órgãos públicos competentes (DETRAN, SENATRAN, INMETRO, ANTT) por obrigatoriedade legal e regulatória.
4.4.7. Armazenamento
Armazenamos e mantemos suas informações por 20 anos e ainda pelo tempo necessário para cumprimento de obrigação legal ou regulatória. Este tempo pode variar conforme Portarias dos Detran de cada estado e pelo tempo necessário requerido pelo CONTROLADOR.
Para acesso às Portarias Clique Aqui.
4.5. POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA CONSUMIDORES FINAIS (CLIENTES DOS NOSSOS CLIENTES)
4.5.1. Escopo
Esta Política de Privacidade tem como objetivo fornecer informações claras e transparentes sobre como os dados pessoais dos consumidores finais (“consumidores” ou “você”), referente as etapas de tratamento aplicáveis pela OTIMIZA (acesso, comunicação, recepção, distribuição, extração, processamento, transferência, transmissão, armazenamento, arquivamento, eliminação).
4.5.2. Papel da OTIMIZA como agente de tratamento destes dados
Neste papel a OTIMIZA coleta e realiza a gestão dos dados necessários para execução do serviço, atuando na qualidade de OPERADORA em nome do CONTROLADOR cliente.
Limitamos aqui a atuação da OTIMIZA como operadora, a qual não pode atuar diretamente sobre os dados pessoais do titular por sua iniciativa própria. Todo o tratamento é definido com e por seus Clientes, e apenas estes podem solicitar a tomada de ações visando o tratamento ou o exercício do direito do titular.
A OTIMIZA reconhece todos os direitos garantidos ao titular dos dados conforme estabelecido pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Para exercer esses direitos, é necessário que o titular entre em contato com o Controlador responsável pelos seus dados. A OTIMIZA está comprometida em oferecer todo o apoio e suporte necessários aos seus Controladores, a fim de garantir o cumprimento dos direitos dos titulares, desde que esses dados estejam dentro do escopo de contratação ou prestação de serviços.
4.5.3. O que coletamos
A OTIMIZA não coleta nenhum dado de consumidores finais, isto é, clientes de nossos clientes. A coleta é realizada pelo nosso cliente. Apenas tratamos os dados dentro do escopo estabelecido no item 4.5.1.
Nós podemos processar os dados recebidos a partir da utilização dos nossos Serviços pelos nossos clientes, com o propósito de cumprir obrigações legais ou regulatórias relacionadas à abertura de ordem de serviço para emissão de laudos de inspeção ou vistoria veicular. Para possibilitar a prestação dos serviços, a aplicação solicitará alguns dados cadastrais, que podem incluir informações pessoais coletadas ou que, por meio desses dados, possam identificar uma pessoa. Essas informações são obtidas por meio de formulários, como exemplificado a seguir:
- Login
- Senha
- Nome do responsável técnico
- CREA
- Nome
- Telefone
- endereço
- Fotos e dados do veículo
- Fotos dos documentos de CRV e/ou CRLV
- Foto da CNH
- CPF/CNPJ
- Foto autorização – A autorização para vistoria ou inspeção do veículo, fornecida pelo Detran. Pode não ser aplicável em todos os casos, uma vez que isso dependerá da Portaria específica de cada estado do DETRAN.
- Assinatura
- Selfie
4.5.4. Bases jurídicas para processar seus dados pessoais
Processamos seus Dados Pessoais tendo como base jurídica o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador
4.5.5. Com quem podemos compartilhar seus dados
Os dados pessoais podem compartilhados com os órgãos públicos competentes (Detran, Senatran) por obrigatoriedade legal e regulatória.
4.5.6. Armazenamento
Armazenamos e mantemos suas informações por 20 anos e ainda pelo tempo necessário para cumprir obrigações legais ou regulatórias, cuja duração pode variar de acordo com as Portarias específicas dos Detrans de cada estado e pelo tempo necessário requerido pelo CONTROLADOR.
Para acessar as Portarias aplicáveis, Clique Aqui.
4.6.1 POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA CANDIDATOS A EMPREGO
4.6.1. Escopo
Esta Política de Privacidade tem como objetivo informar, de maneira simples e transparente, a forma de tratamento dos dados pessoais dos candidatos à vaga de emprego na OTIMIZA (“candidato” ou “você”), desde a sua coleta até o seu descarte.
4.6.2. Papel da OTIMIZA como agente de tratamento destes dados
Neste papel a OTIMIZA coleta e realiza a gestão dos dados necessários para o processo de seleção de candidatos a nossas vagas, atuando na qualidade de CONTROLADORA
4.6.3. O que coletamos
Recebemos dos candidatos a emprego, currículos contendo dados pessoais. Estes dados enviados de forma voluntária pelos candidatos podem variar. Geralmente recebemos e coletamos os seguintes dados pessoais através dos currículos: nome, e-mail, telefone, profissão. Também coletamos informações sobre educação, histórico de emprego, bem como dados de traços de perfil comportamental.
Podemos receber estes dados através de e-mail e sites de terceiros nos quais a vaga foi anunciada.
4.6.4. Finalidade da coleta
Podemos coletar os dados acima para as seguintes finalidades:
- Identificação do candidato e para contato com o mesmo durante o processo seletivo
- Análise de adequação de perfil do Candidato aos requisitos da vaga de emprego ou estágio disponível;
- Avaliação de capacidade técnica;
- Avaliação de experiência profissional;
- Checagens e confirmações de informações fornecidas pelo Candidato.
4.6.5. Bases jurídicas para processar seus dados pessoais
Processamos seus Dados Pessoais tendo como base jurídica o seu consentimento.
4.6.6. Com quem podemos compartilhar seus dados
Podemos compartilhar seus dados com fornecedores de software contratados pela OTIMIZA utilizados no âmbito do setor de Recursos Humanos e outras tecnologias da informação para gestão do processo seletivo.
4.6.7. Armazenamento
Armazenamos e mantemos suas informações por 06 meses. Após este prazo os dados são eliminados.
4.7. POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA VISITANTES
4.7.1. Escopo
Esta Política de Privacidade tem como objetivo informar, de maneira simples e transparente, a forma de tratamento dos dados pessoais de visitantes na OTIMIZA (“visitante” ou “você”), desde a sua coleta até o seu descarte.
4.7.2. Papel da OTIMIZA como agente de tratamento destes dados
Neste papel a OTIMIZA coleta e realiza a gestão dos dados de visitantes, atuando na qualidade de CONTROLADORA.
4.7.3. O que coletamos
Todo visitante que ingressar nas dependências da OTIMIZA tem os seguintes dados pessoais coletados: nome e N° identidade.
4.7.4. Finalidade da coleta
A OTIMIZA poderá coletar dados de seus visitantes com a finalidade de controle de acesso nas dependências da empresa em atendimento as nossas Políticas de Segurança da Informação.
4.7.5. Bases jurídicas para processar seus dados pessoais
Processamos seus Dados Pessoais tendo como base jurídica o seu consentimento.
4.7.6. Com quem podemos compartilhar seus dados
A OTIMIZA não compartilha os dados de seus visitantes.
4.7.7. Armazenamento
Os dados poderão ser armazenados pela OTIMIZA por 1 ano salvo contrário quando houver pedido de revogação do consentimento do titular para o tratamento dos dados.
4.8. DO TÉRMINO DO TRATAMENTO
Trataremos seus dados conforme os prazos descritos nos respectivos itens de armazenamento.
4.9. OS DIREITOS DO TITULAR DE DADOS
No que diz respeito ao tratamento de dados pessoais, a OTIMIZA respeita e garantirá o atendimento aos seguintes direitos:
- Confirmação da existência do processo de tratamento de dados pessoais;
- Acesso aos dados tratados;
- Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
- Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários ou excessivos;
- Eliminação dos dados tratados com consentimento do usuário, exceto nas hipóteses de guarda legal e outras dispostas em lei;
- Obtenção de informações a respeito de com quais agentes a OTIMIZA efetuou compartilhamento dos dados;
- Informação sobre a possibilidade de não fornecer o seu consentimento, bem como de ser informado sobre as consequências, em caso de negativa;
- Revogação do consentimento, se o uso de seus dados pessoais for baseado em consentimento.
Se deseja exercer algum dos direitos mencionados, envie um e-mail para privacidade@grupootimiza.com.br aos cuidados do encarregado de dados com a solicitação.
4.10. MEDIDAS DE SEGURANÇA NO TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS
A segurança da informação é prioridade na OTIMIZA. A empresa dispõe de certificação ISO27001 – Segurança da Informação para apoiar na Gestão dos Dados e assegurar a confidencialidade, integridade, disponibilidade e privacidade dos mesmos.
A OTIMIZA investe fortemente em tecnologia de ponta, infraestrutura e o que há de melhor no mercado na proteção dos dados processados na organização. Somos auditados com frequência para avaliar a efetividade e eficácia dos controles de segurança aplicados. Temos uma gestão de riscos robusta, ampla, com visão holística considerando todos os riscos de vários pontos de vista como Segurança da Informação, Qualidade, Gestão de Serviços, Continuidade de Negócios. Desta forma todos os riscos identificados no âmbito corporativo foram mapeados e são tratados com uma gestão e atualização contínua e eficiente para evitar incidentes, situações de extravio, violação ou perda.
Em particular, usamos medidas de segurança no tratamento de dados pessoais, considerando a natureza dos dados, o contexto e a finalidade do tratamento, os riscos que uma eventual violação geraria para os direitos e liberdade do titular.
Destacamos a seguir algumas medidas adotadas por nós:
- Os dados de nossos usuários titulares são armazenados em ambiente seguro;
- Acesso limitado para evitar acesso não autorizado;
- Registros de LOG´s;
- Os dados coletados que são compartilhados com o terceiro externo conforme, são transmitidos através de link dedicado exclusivo com o órgão;
- Criptografia para autenticação e segurança na transferência dos dados.
- No que diz respeito ao armazenamento de vídeos, os vídeos coletados são transmitidos por meio de um link dedicado com proteção e armazenados em storages localizados em nossos data centers, com controle de acesso rigoroso. Esses arquivos são backupeados diariamente em fitas de mídia física e, posteriormente, essas mídias são encaminhadas para a empresa especializada em armazenagem de dados, que conta com salas cofre de ambiente climatizado. Todas as informações são armazenadas em território Brasileiro;
- Para manter a confidencialidade e integridade, as cópias de segurança são protegidas através de encriptação.
4.11. TRANSMISSÃO PARA OUTROS PAÍSES
A OTIMIZA não compartilha ou transmite os dados coletados com outros países.
4.12. APLICATIVOS NÃO GOVERNAMENTAL
Os aplicativos não representam uma entidade governamental.
4.13. ALTERAÇÕES NESTA POLÍTICA
Ocasionalmente a OTIMIZA irá atualizar esta Política de Privacidade para refletir os seus interesses e os interesses dos titulares de dados. Orientamos você a consultar este documento periodicamente para estar informado de como estamos protegendo suas informações.