Vistoria Veicular

Política de Privacidade

Revisão 1

1. INTRODUÇÃO

A OTIMIZA baseia sua Política de Privacidade nos valores sólidos da organização e sua integridade. Acreditamos que para honrar esses valores é fundamental deixar claro aos nossos clientes como suas informações poderão ser coletadas, armazenadas e utilizadas.

 

2. SOBRE A POLÍTICA

 Esta Política de Privacidade tem o objetivo de formalizar o compromisso com a segurança e a privacidade de informações coletadas dos Contratantes ou usuários dos nossos Sistemas Informatizados e seus aplicativos.

É importante ressaltar, que os dados são coletados por obrigação legal com a finalidade de executar os serviços desejados pelo contratante ou usuário através da Solução Informatizada e seus Aplicativos, na emissão de documentos legais.

Portanto, a OTIMIZA assume o compromisso de garantir a proteção de todos os dados pessoais que lhe sejam disponibilizados contra qualquer forma de tratamento ilícito. Esta Política de Privacidade define as diretrizes estabelecidas pela OTIMIZA de como iremos coletar e tratar os seus dados pessoais e as medidas necessárias para assegurar que as suas informações estejam seguras. Ela lhe permitirá saber:

  • Origem de dados pessoais
  • Dados pessoais que coletamos, como coletamos e finalidade
  • Com quem suas informações podem ser compartilhadas
  • Por quanto tempo seus dados pessoais serão armazenados
  • Bases legais para tratamento de dados pessoais
  • Direitos do titular
  • Medidas de segurança no tratamento de dados pessoais
  • Alterações nesta política
  • Como entrar em contato conosco
3. ORIGEM DE DADOS PESSOAIS;

A OTIMIZA coleta dados pessoais e dados sensíveis conforme apresentamos abaixo. Os dados pessoais coletados têm como origem:

  • Site da OTIMIZA: quando você acessa “entre em contato” em nosso site em busca de alguma interação com a Otimiza, através dos nossos fomurmulários de cadastro em newsletter e envio de mensagem via whatsapp.
  • Site Sistema Web do RENAVECAR: quando você acessa “fale com nossos consultores” em nosso site em busca de alguma interação com a Otimiza.
  • WhatsApp: quando o titular interage com a Otimiza para atendimento pelo comercial, ou pelo suporte técnico para vistorias móveis por exemplo
  • E-mail: Interações com comunicações eletrônicas entre o titular e a Otimiza
  • Atendimento Online: quando o titular acessa o suporte técnico da Otimiza através dos sistemas fornecidos pela empresa e fornece algum dado para atualização de cadastro por exemplo
  • Redes sociais: quando há alguma interação entre titular e a Otimiza nas redes sociais como Facebook, Instagram
  • Telefone: Quando você liga e tem alguma interação com a Otimiza que necessite a coleta de dados como solicitação de proposta comercial
  • Contrato Social: Quando é firmado o acordo de prestação de serviços entre a OTIMIZA e o contratante
  • Sistemas ou Aplicativos da OTIMIZA: Quando dados são inseridos nos sistemas ou aplicativos pela contratante durante a operação dos mesmos em seus serviços.
4. DADOS PESSOAIS QUE COLETAMOS, COMO COLETAMOS E FINALIDADE

A depender de como o titular interage com a OTIMIZA, diferentes tipos de informações são coletadas.

São coletados os dados pessoais de clientes (representante legal de ECV, ITL ou ETP, OIA-PP, Revendas de veículos e afins), usuários dos nossos sistemas e potenciais clientes.

A COLETA é feita como segue:

O COMERCIAL:  quando capta e recebe dados pessoais de clientes e potenciais clientes, através de contato: via e-mail, WhatsApp, telefone, eventualmente por Instagram e Facebook. Ocorre também a coleta de dados pessoais na celebração do Contrato de Prestação de Serviço, onde é coletado dados pessoais de representantes legais.

São coletados os seguintes dados:

  • Do titular representante legal: CPF, Nome, telefone, e-mail para emissão do Contrato de prestação de serviços e para envio de e-mails comunicando mudanças nos requisitos legais aplicáveis publicados pelos órgãos competentes. Posteriormente estes dados são utilizados pelo financeiro para faturamento e pelo Suporte Técnico para comunicação com o cliente quando necessário no apoio ao atendimento ao cliente.

O MARKETING: coleta dados pessoais do potencial cliente, quando o mesmo acessa o site da OTIMIZA no “fale conosco”, nos formulários de cadastro em newsletter, no formulário de envio de mensagem via whatsapp ou quando acessa o site da RENAVECAR no “fale com nossos consultores” ou quando faz comentários em nossas redes sociais.

São coletados os seguintes dados:

  • Do titular potencial cliente: Nome, e-mail e telefone para retorno a solicitação do cliente e possível comunicação com o cliente de cunho institucional.

O SUPORTE: coleta dados dos vistoriadores para cadastro dos mesmos no Detran conforme previsto nas portarias. Também pode acontecer de dados pessoais de usuários serem coletados durante o atendimento online ao cliente para atualização de cadastro quanto a número de telefone ou e-mail.

São coletados os seguintes dados:

  • Do titular vistoriador: Nome, data de nascimento, biometria, CPF, CNH, telefone, endereço e e-mail, localização (GPS), certificado do curso de vistoriador para cadastro no Detran, para cadastro no EDOC Espírito Santo CPF e senha.
  • Do titular engenheiro da ITL: Nome, data de nascimento, biometria, CPF, CREA e e-mail para cadastro no Detran.
  • Do titular usuário ITL: nome, data de nascimento e e-mail para cadastro no SAC; nome, CPF, data de nascimento, e-mail para consulta de fotos e laudos no SIVPP; login e senha do usuário para acesso ao atendimento online através do acesso remoto
  • Do titular usuário ECV: nome e e-mail caso seja necessária alguma inclusão de dados no cadastro nos sistemas; login e senha do usuário para acesso ao atendimento online através do acesso remoto.
  • Do titular usuário RENAVECAR: nome e e-mail caso seja necessária alguma inclusão de dados no cadastro nos sistemas; login e senha do usuário para acesso ao atendimento online através do acesso remoto.
  • Do contratante, proprietário e condutor do veículo: nome, e-mail, endereço, CPF, telefone.
  • Do veículo: Placa, Nota Fiscal, ATPV, CRLV-e.
5. COM QUEM SUAS INFORMAÇÕES PODEM SER COMPARTILHADAS

Os dados pessoais coletados são compartilhados como segue:

  • Internamente na OTIMIZA de forma corporativa: Os dados coletados pelo comercial são compartilhados com o Financeiro, Suporte Técnico, Desenvolvimento
  • Externamente: os dados pessoais coletados são compartilhados com os órgãos públicos competentes (Detran, Denatran) por obrigatoriedade legal e regulatória.
  • No sistema RENAVECAR: Dados de pagamento para processamento de pagamentos são compartilhados com a CIELO.
6. POR QUANTO TEMPO SEUS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS 

Os dados pessoais coletados são armazenados e utilizados por período de tempo que corresponda ao necessário para atingir as finalidades elencadas neste documento e que considere os direitos de seus titulares, os direitos da OTIMIZA como controladora e as disposições legais ou regulatórias aplicáveis. Este tempo pode variar conforme Portarias dos Detran de cada estado. Para acesso às Portarias Clique Aqui.

Uma vez expirados os períodos de armazenamento dos dados pessoais, eles são removidos de nossas bases de dados ou anonimizados, salvo nos casos em que houver a possibilidade ou a necessidade de armazenamento em virtude de obrigação legal ou regulatória.

 

7. BASES LEGAIS PARA TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais coletados citados nesta Política tem as seguintes bases legais:

  • o cumprimento de obrigação legal ou regulatória – a Obrigação Legal determina que toda vez que existir uma lei, um instrumento normativo, um regulamento, que determina o tratamento de dados, que autorize a empresa a fazer esse tratamento de dados, é permitido tratar dados sem o consentimento.
  • Execução do Contrato/Diligências Pré-Contratuais – Tratamento para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a pedido do titular dos dados, ou seja, via consentimento.

Nos termos da lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, é assegurada a pessoa natural a titularidade de seus dados pessoais e garantidos os direitos fundamentais de liberdade, de intimidade e de privacidade. O titular dos dados pessoais tem direito a obter do controlador (OTIMIZA), em relação aos seus dados por ele tratados, a qualquer momento e mediante requisição:

  • confirmação da existência de tratamento
  • acesso aos dados
  • correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados
  • anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na Lei portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
  • eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular ou por obrigação legal ao fim do tratamento, exceto quando da necessidade de armazenamento dos dados para cumprimento de obrigação legal ou regulatória.
  • Possibilidade de não fornecer consentimento considerando as consequências da negativa
  • revogação do consentimento a exceção do devido tratamento por obrigação legal ou regulatória
8. MEDIDAS DE SEGURANÇA NO TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A segurança da informação é prioridade na OTIMIZA. A empresa dispõe de certificação ISO27001 – Segurança da Informação para apoiar na Gestão dos Dados e assegurar a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos mesmos.

A OTIMIZA investe fortemente em tecnologia de ponta, infraestrutura e o que há de melhor no mercado na proteção dos dados processados na organização. Somos auditados com frequência para avaliar a efetividade e eficácia dos controles de segurança aplicados. Temos uma gestão de riscos robusta, ampla, com visão holística considerando todos os riscos de vários pontos de vista como Segurança da Informação, Qualidade, Gestão de Serviços, Continuidade de Negócios. Desta forma todos os riscos identificados no âmbito corporativo foram mapeados e são tratados com uma gestão e atualização contínua e eficiente para evitar incidentes, situações de extravio, violação ou perda.

Em particular, usamos medidas de segurança no tratamento de dados pessoais considerando a natureza dos dados, o contexto e a finalidade do tratamento, os riscos que uma eventual violação geraria para os direitos e liberdade do titular.

Destacamos a seguir algumas medidas adotadas por nós:

– Os dados de nossos usuários titulares são armazenados em ambiente seguro;

– Acesso limitado para evitar acesso não autorizado;

– Registros de LOG´s;

– Os dados coletados que são compartilhados com o terceiro externo conforme definido no item 5, são transmitidos através de link dedicado exclusivo com o órgão.

– Criptografia para autenticação e segurança na transferência dos dados.

– Para manter a confidencialidade e integridade, as cópias de segurança são protegidas através de encriptação.

 

9. TRANSMISSÃO PARA OUTROS PAÍSES

A OTIMIZA não compartilha ou transmite os dados coletados com outros países.

 

10. COOKIES E TECNOLOGIAS SEMELHANTES 

Nosso objetivo é fornecer ao usuário de nossos sistemas informações claras e acessíveis sobre os cookies que A OTIMIZA usa.

 

  • O que são cookies? um pequeno arquivo de texto onde é registrada a identidade do usuário para o navegador armazenando dados de navegação como preferências, localização e frequência de cliques. O termo cookie na verdade descreve uma série de tecnologias, incluindo:
  • Principais Tipos de Cookies: De uma forma genérica, os cookies podem ser divididos em três tipos de classificações: em relação ao tempo de vida, ao proprietário e à finalidade.
  • Principais tipos de cookies

Tabela de classificação de cookies

  • Ferramentas que utilizam cookies empregadas pela Otimiza

Tabela com finalidades de cookies

  • Como gerenciar suas preferências de Cookies?

Você pode rever suas permissões de cookies a qualquer momento, podendo ativá-los ou desativá-los, com exceção dos cookies necessários. Atualmente, quando você acessa nosso site pela primeira vez, é requerida a concordância ou não com a instalação dos cookies — após a aceitação eles serão ativados.

Para isso, utilizamos um sistema de banner de informações que alerta e solicita o consentimento em nosso site. E, além de solicitar sua concordância, informamos que a navegação continuada será entendida como consentimento.

Entretanto, como já dito, você pode alterar as permissões de cookies a qualquer momento e sem custo, além de poder configurá-los individualmente. Porém, a revogação do consentimento de determinados cookies pode impedir o funcionamento correto de alguns recursos da plataforma.

Para gerenciar os cookies, acesse as configurações do navegador, na área de gestão de cookies.

Veja o tutorial de acordo com o navegador que você utiliza:

Google Chrome

Firefox

Safari

Microsoft Edge

Internet Explorer

Opera

 
11. MENORES

Os Sistemas da OTIMIZA não são direcionados a crianças.

 

12. ALTERAÇÕES NESTA POLÍTICA

Ocasionalmente a OTIMIZA irá atualizar esta Política de Privacidade para refletir os seus interesses e os interesses de nossos clientes. Orientamos você a consultar este documento periodicamente para estar informado de como estamos protegendo suas informações.

 

13. ENCARREGADO DE PROTEÇÃO DE DADOS (DPO)

Para obter mais informações sobre a Política ou sobre como tratamos os seus dados pessoais ou solicitar qualquer alteração referente ao tratamento dos seus dados, o titular poderá contactar diretamente a OTIMIZA através do endereço  privacidade@grupootimiza.com.br, com o título “aos cuidados do Encarregado” ou por correio registado para:

A OTIMIZA UGC CONSULTORIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA

A/C: Encarregado de Proteção de Dados

Rua dos Timbiras, 1754 – 8º andar – Lourdes – Belo Horizonte / MG

CEP: 30.140-061

 

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE DOS APLICATIVOS

1. INTRODUÇÃO

A OTIMIZA baseia sua Política de Privacidade nos valores sólidos da organização e sua integridade. Acreditamos que para honrar esses valores é fundamental deixar claro aos nossos clientes, quais são os dados coletados por essa solução, bem como a forma como os utilizamos e os armazenamos.

2. CONDIÇÕES GERAIS

    Para assegurar a qualidade das informações e atender a legislação, a OTIMIZA sempre que necessário e a qualquer tempo atualizará esta Política de Privacidade. Sendo assim, recomendamos sua leitura periodicamente.

    O USO DESSE APLICATIVO IMPLICA CONSENTIMENTO SOBRE A COLETA, USO, ARMAZENAMENTO E TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS DO USUÁRIO E DO SOLICITANTE DO SERVIÇO.

3. COLETA DE INFORMAÇÕES

    Para viabilizar a entrega dos serviços, a aplicação solicitará alguns dados cadastrais por meio de formulários como por exemplo:      

  • Login
  • Senha
  • Fotos e dados do veículo
  • Fotos dos documentos de CRV e/ou CRLV
  • Foto da CNH
  • CPF/CNPJ
  • Foto autorização
  • Assinatura
  • Selfie
  • E-mail
  • Foto da ocorrência

Adicionalmente, podemos coletar e armazenar quaisquer informações sobre sua navegação neste aplicativo como por exemplo:

  • A identificação do seu dispositivo
    • O que: são coletados dados de Modelo, Série, Versão, Versão do Android e IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel)
    • Porque: Estes dados são utilizados para identificar o dispositivo e permitir que seja feito o envio de notificações quando há alguma atualização no servidor, assim como para segurança, prevenção de fraudes e cumprimentos de regulamentações estipuladas pelo Detran.
    • Como: Estes dados são transmitidos do dispositivo para o nosso webservice, através de uma conexão segura, e são armazenados em nossos bancos de dados. Os dados não são compartilhados com terceiros e são mantidos de maneira segura.
  • Os endereços IP e MAC do seu dispositivo
    • O que: São coletados os endereços IP e MAC do dispositivo.
    • Porque: Estes dados são utilizados para a identificação do aparelho que comunicou com nossos serviço e seu respectivo IP, para que seja possível análise de erros envolvendo o aparelho. São utilizados também para o cumprimento de regulamentações estipuladas pelo Detran.
    • Como: Estes dados são transmitidos do dispositivo para o nosso webservice, através de uma conexão segura, e são armazenados em nossos bancos de dados. Os dados não são compartilhados com terceiros e são mantidos de maneira segura.
  • Quais os aplicativos instalados
    • O que: São coletados dados do nome do aplicativo e nome do pacote para todos os aplicativos instalados no dispositivo.
    • Porque: Estes dados são utilizados para manter a segurança e prevenir fraudes, respeitando as regulamentações impostas pelo Detran. Exemplos: Portaria Detran -SP nº 69 -2017 [Anexo II – 15 -b] – Bloqueio de instalações de aplicativos não identificados; e Portaria Detran -MS 05/2017 [Anexo II – 15 -b] – Bloqueio de instalações de aplicativos não identificados. Os dados são verificados para identificar se há algum aplicativo que cause algum tipo de irregularidade durante o processo de vistoria. Alguns aplicativos podem burlar a regra de negócio importante para o sistema, conforme lei vigente.
    • Como: Estes dados são transmitidos do dispositivo para o nosso webservice, através de uma conexão segura, e são armazenados em nossos bancos de dados. Os dados são mantidos de maneira segura e em alguns estados essas informações são enviadas para o Detran, conforme lei vigente.
  • Quando o aplicativo foi acessado
    • O que: São coletados os dados de data e hora do acesso do dispositivo ao nosso servidor.
    • Porque: Estes dados são utilizados para manter o registro dos logins realizados em nosso aplicativo, em cumprimento de regulamentações impostas pelo Detran.
    • Como: Estes dados são transmitidos dos dispositivo para nosso webservice, através de uma conexão segura, e são armazenados em nossos bancos de dados. Os dados não são compartilhados com terceiros e são mantidos de maneira segura.
  • Quais os eventuais erros ocorridos e seus detalhamentos
  • Localização por meio de GPS
    • O que: São coletados os dados da localização atual do dispositivo.
    • Porque: Estes dados são utilizados para identificar o local em que o cliente está para permitir o prosseguimento da vistoria e para o cumprimento de regulamentações estipuladas pelo Detran.
    • Como: Estes dados são transmitidos do dispositivo para nosso webservice, através de uma conexão segura, e são armazenados em nossos bancos de dados. Os dados são mantidos de maneira segura e em alguns estados essas informações são enviadas para o Detran, conforme lei vigente.

Alguns recursos ou informações quando necessários pela primeira vez ou mesmo na instalação, serão solicitados por este aplicativo e notificados por meio do Sistema Operacional do seu Smartphone como por exemplo:

  • Acesso à rede (internet Móvel ou WIFI)     
  • Acesso a identificação do dispositivo     
  • Acesso a câmera     
  • Acesso ao GPS     
  • Acesso ao microfone     
  • Acesso ao Armazenamento externo do Smartphone     
  • Acesso a Vibração do Smartphone   

As informações adicionais exibidas, que não foram diretamente informadas por você, são obtidas por meio de consulta em banco de dados dos Detran’s de cada Estado e/ou Denatran.

4. COOKIES E TECNOLOGIAS SEMELHANTES

A solução não faz uso de cookies ou tecnologias semelhantes.

5. ARMAZENAMENTO

Todos os seus dados coletados são armazenados em banco de dados próprios e salvaguardados em Data Center próprio o que aumenta a segurança das informações coletadas.

As informações trafegam de modo criptografado entre o seu dispositivo smartphone e os demais equipamentos que operam o sistema.

6. USO DAS INFORMAÇÕES

Todo o uso regular das informações eventualmente obtidas será limitado ao cumprimento do que dispõe a legislação vigente aplicável no âmbito de inspeção e vistoria veicular.

As informações coletadas são utilizadas para que possamos oferecer a você os nossos serviços.

Podemos usar também estas informações para nos comunicarmos com você ou quando quisermos promover algum dos serviços desenvolvidos que sejam de interesse da OTIMIZA.

7. COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES COM TERCEIROS

Respeitadas as exceções legais, a OTIMIZA não repassará a terceiros informações de nível individual que por você seja cedida com este aplicativo. Toda e qualquer informação individual a seu respeito, só poderá ser repassada mediante sua aprovação expressa ou por outros meios se permitido em lei.

8. COMO ENTRAR EM CONTATO CONOSCO

Para obter mais informações sobre a Política acessar a Política de Privacidade da OTIMIZA na integra no endereço https://grupootimiza.com.br/politica-de-privacidade/ ou sobre como tratamos os seus dados pessoais ou solicitar qualquer alteração referente ao tratamento dos seus dados, o titular poderá contactar diretamente a OTIMIZA através do endereço privacidade@grupootimiza.com.br.