Como validar assinatura digital?

Para validar uma assinatura digital de um documento, como a ATPVe, por exemplo, basta utilizar a ferramenta “Validar” do gov.br ou o aplicativo “Validar QR Code” de forma gratuita. Veja como utilizar cada um deles:

Ferramenta “Validar”
1. Solicite que o cidadão envie o arquivo PDF do documento para o e-mail da ECV e faça o download
2. Acesse https://validar.iti.gov.br/
3. Clique em “Escolher arquivo” e selecione o arquivo desejado
4. Marque o checkbox “Concordo com os termos de uso e política de privacidade”
5. Clique em “Validar”

 

Aplicativo “Validar QR Code”
1. Solicite que o cidadão envie o arquivo PDF do documento para o e-mail da ECV e faça o download
2. Pelo celular, acesse https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.iti.verificadoricpbrasil&hl=pt_PT&gl=US
3. Toque em “Instalar”
4. Após a instalação, entre no aplicativo
5. Toque em “Começar”
6. Toque em “Enviar PDF”
7. Selecione o arquivo desejado

Os possíveis resultados são:

Aprovado
Caso todas as assinaturas eletrônicas sejam aprovadas, aparecerá a mensagem “Documento com assinaturas válidas”, em verde.

Reprovado
Caso alguma assinatura eletrônica seja reprovada, aparecerá a mensagem “Documento com assinaturas reprovadas”, em vermelho.

Indeterminado
Caso as informações disponíveis sejam insuficientes para afirmar se a assinatura está em conformidade ou não com a regulamentações da ICP-Brasil, aparecerá a mensagem “Documento com assinaturas indeterminadas”, em amarelo.