Erro "Motor encontrado": como proceder?

Orientações iniciais
Ao digitar a numeração de motor no Vistosoft, o vistoriador deve sempre levar em consideração a sequência gravada no bloco do motor, aliada à forma de digitação da numeração no documento do veículo.

Assim, caso no documento do veículo a numeração apresente caracteres especiais, como asterisco (*), barra (/) e hífen (-), ou se a numeração estiver parcial, guie-se pelo documento para digitar a numeração.

Isso porque o sistema da Prodemge é o responsável por validar se o número do motor está igual ao número cadastrado na Base Local da CET (campo “Motor atual”).

Nessa validação, a Prodemge leva em consideração os caracteres especiais (* / -), portanto, o vistoriador também deve considerá-los.

Na maioria dos casos, a numeração do motor no CRLVe é idêntica àquela presente da Base Local da CET (campo “Motor atual”).

Exemplos:

Se no CRLVe e no bloco do motor, a numeração for “GYZ12345”, o vistoriador deve digitar “GYZ12345” no campo de “Motor” no Vistosoft.

Porém, caso no CRLVe estiver “GYZ-12345” e no bloco do motor estiver “GYZ12345”, o vistoriador deve digitar “GYZ-12345”, de acordo com o CRLVe.

Importante!
O vistoriador NUNCA deve incluir letras e números que não existem no bloco do motor. Os únicos caracteres que podem ser adicionados são asterisco, barra e hífen, conforme presente no CRLVe.

Se a numeração no CRLVe estiver divergente, com letras e números que não existem no bloco do motor, na tela de “Resultado”, o vistoriador deverá marcar no checklist o item “Divergente da BIN (Base de Índice Nacional)” e, no topo do checklist, marcar o item “Confirma divergência de característica com a BIN”. O resultado do laudo será “Pendente validação Ciretran”.

Veículos anteriores a 2010
Alguns veículos fabricados antes de 2010 estão com a informação de “Motor atual” vazia ou zerada na Base Local da CET, mesmo estando com a numeração correta no CRLVe.

Nesses casos, mesmo o vistoriador digitando a informação correta, ocorrerá o erro de “Motor encontrado”. A única solução atualmente é marcar a opção “Divergente da BIN (Base de Índice Nacional) e o item “Confirma divergência de característica com a BIN” no topo do checklist, na tela de “Resultado” do Vistosoft. O resultado do laudo será “Pendente validação Ciretran”.

Posteriormente, caso a Ciretran faça a correção do campo “Motor atual” na Base Local da CET e a ECV faça uma vistoria de correção de laudo, é possível emiti-lo como aprovado.

Em breve, a Prodemge irá alterar o formato de consulta, passando a considerar, também, o campo “Motor original”, solucionando esse contratempo.



Erro de digitação

Caso haja erro de motor encontrado, retorne à tela “Dados da vistoria” e confira se preencheu o campo com algum erro de digitação. Veja se no CRLVe a numeração possui caracteres especiais (exemplos: * / -).

Número do bloco do motor e CRLVe são iguais

Na tela de “Dados da vistoria”, preencha o campo de motor com a numeração do bloco e do CRLVe.

Marque o item “Confirma divergência de característica com a BIN” no topo do checklist, além do item com apontamento “Divergente da BIN (Base de Índice Nacional), porém apresentando-se regularizada no CRLV/CRV”.

O resultado será “Pendente validação Ciretran”

Motor “000000” no CRLVe

Na tela de “Dados da vistoria”, preencha o campo de motor com a numeração presente no bloco do motor.

Marque o item “Confirma divergência de característica com a BIN” no topo do checklist, além do item pendente de validação Ciretran “Motor no CRLVe ou ATPVe cadastrado com 00000000000000”.

O resultado será “Pendente validação Ciretran”.

Motor vazio no CRLVe

Na tela de “Dados da vistoria”, preencha o campo de motor com a numeração presente no bloco do motor.

Marque o item “Confirma divergência de característica com a BIN” no topo do checklist, além do item pendente de validação CET “Divergente da BIN (Base de Índice Nacional)”.

O resultado será “Pendente validação CET”.

Numeração do bloco do motor divergente do CRLVe

Na tela de “Dados da vistoria”, preencha o campo de motor com a numeração presente no bloco.

Marque o item “Confirma divergência de característica com a BIN” no topo do checklist e o item pendente de validação Ciretran “Divergente do CRLV/CRV (documento do veículo)” ou “Divergente da numeração do CRLV/CRV”.

O resultado será “Pendente validação Ciretran”.

Todos os itens e os resultados correspondentes do checklist de vistoria são definidos pela CET-MG e podem sofrer alterações a qualquer momento.