Política de Privacidade
Revisão 8
- INTRODUÇÃO
A OTIMIZA baseia sua Política de Privacidade nos valores sólidos da organização e sua integridade. Acreditamos que para honrar esses valores é fundamental deixar claro aos nossos clientes como suas informações poderão ser coletadas, armazenadas e utilizadas.
- SOBRE A POLÍTICA
Esta Política de Privacidade tem o objetivo de formalizar o compromisso com a segurança e a privacidade de informações coletadas dos Contratantes ou usuários dos nossos Sistemas Informatizados e seus aplicativos.
É importante ressaltar, que os dados são coletados por obrigação legal com a finalidade de executar os serviços desejados pelo contratante ou usuário através da Solução Informatizada e seus Aplicativos, na emissão de documentos legais.
Portanto, a OTIMIZA assume o compromisso de garantir a proteção de todos os dados pessoais que lhe sejam disponibilizados contra qualquer forma de tratamento ilícito. Esta Política de Privacidade define as diretrizes estabelecidas pela OTIMIZA de como iremos coletar e tratar os seus dados pessoais e as medidas necessárias para assegurar que as suas informações estejam seguras. Ela lhe permitirá saber:
- Origem de dados pessoais
- Dados pessoais que coletamos, como coletamos e finalidade
- Com quem suas informações podem ser compartilhadas
- Por quanto tempo seus dados pessoais serão armazenados
- Bases legais para tratamento de dados pessoais
- Direitos do titular
- Medidas de segurança no tratamento de dados pessoais
- Alterações nesta política
- Como entrar em contato conosco
- ORIGEM DE DADOS PESSOAIS;
A OTIMIZA coleta dados pessoais e dados sensíveis conforme apresentamos abaixo. Os dados pessoais coletados têm como origem:
- Site da OTIMIZA: quando você acessa “entre em contato” em nosso site em busca de alguma interação com a Otimiza.
- WhatsApp: quando o titular interage com a Otimiza para atendimento pelo suporte técnico para vistorias móveis por exemplo
- E-mail: Interações com comunicações eletrônicas entre o titular e a Otimiza
- Atendimento Online: quando o titular acessa o suporte técnico da Otimiza através dos sistemas fornecidos pela empresa e fornece algum dado para atualização de cadastro por exemplo
- Redes sociais: quando há alguma interação entre titular e a Otimiza nas redes sociais como Facebook, Instagram
- Telefone: Quando você liga e tem alguma interação com a Otimiza que necessite a coleta de dados como solicitação de proposta comercial
- Contrato Social: Quando é firmado o acordo de prestação de serviços entre a OTIMIZA e o contratante
- Sistemas ou Aplicativos da OTIMIZA: Quando dados são inseridos nos sistemas ou aplicativos pela contratante durante a operação dos mesmos em seus serviços.
- DADOS PESSOAIS QUE COLETAMOS, COMO COLETAMOS E FINALIDADE
A depender de como o titular interage com a OTIMIZA, diferentes tipos de informações são coletadas.
São coletados os dados pessoais de clientes (representante legal de ECV, ITL ou ETP, OIA-PP e afins), usuários dos nossos sistemas e potenciais clientes.
A COLETA é feita como segue:
O COMERCIAL: quando capta e recebe dados pessoais de clientes e potenciais clientes, através de contato: via e-mail, WhatsApp, telefone, eventualmente por Instagram e Facebook. Ocorre também a coleta de dados pessoais na celebração do Contrato de Prestação de Serviço, onde é coletado dados pessoais de representantes legais.
São coletados os seguintes dados:
- Do titular representante legal: CPF, Nome, telefone, e-mail para emissão do Contrato de prestação de serviços e para envio de e-mails comunicando mudanças nos requisitos legais aplicáveis publicados pelos órgãos competentes. Posteriormente estes dados são utilizados pelo financeiro para faturamento e pelo Suporte Técnico para comunicação com o cliente quando necessário no apoio ao atendimento ao cliente.
O MARKETING: coleta dados pessoais do potencial cliente, quando o mesmo acessa o site da OTIMIZA no “fale conosco” ou quando faz comentários em nossas redes sociais.
São coletados os seguintes dados:
- Do titular potencial cliente: Nome, e-mail e telefone para retorno a solicitação do cliente e possível comunicação com o cliente de cunho institucional.
O SUPORTE: coleta dados dos vistoriadores para cadastro dos mesmos no Detran conforme previsto nas portarias. Também pode acontecer de dados pessoais de usuários serem coletados durante o atendimento online ao cliente para atualização de cadastro quanto a número de telefone ou e-mail.
São coletados os seguintes dados:
- Do titular vistoriador: Nome, data de nascimento, biometria, CPF, CNH, telefone, endereço e e-mail, localização (GPS), certificado do curso de vistoriador para cadastro no Detran, para cadastro no EDOC Espírito Santo CPF e senha.
- Do titular engenheiro da ITL: Nome, data de nascimento, biometria, CPF, CREA e e-mail para cadastro no Detran.
- Do titular usuário ITL: nome, data de nascimento e e-mail para cadastro no SAC; nome, CPF, data de nascimento, e-mail para consulta de fotos e laudos no SIVPP; login e senha do usuário para acesso ao atendimento online através do acesso remoto
- Do titular usuário ECV: nome e e-mail caso seja necessária alguma inclusão de dados no cadastro nos sistemas; login e senha do usuário para acesso ao atendimento online através do acesso remoto
- COM QUEM SUAS INFORMAÇÕES PODEM SER COMPARTILHADAS
Os dados pessoais coletados são compartilhados como segue:
- Internamente na OTIMIZA de forma corporativa: Os dados coletados pelo comercial são compartilhados com o Financeiro, Suporte Técnico, Desenvolvimento
- Externamente: os dados pessoais coletados são compartilhados com os órgãos públicos competentes (Detran, Denatran) por obrigatoriedade legal e regulatória.
- POR QUANTO TEMPO SEUS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS
Os dados pessoais coletados são armazenados e utilizados por período de tempo que corresponda ao necessário para atingir as finalidades elencadas neste documento e que considere os direitos de seus titulares, os direitos da OTIMIZA como controladora e as disposições legais ou regulatórias aplicáveis. Este tempo pode variar conforme Portaria do Detran de cada estado.
Uma vez expirados os períodos de armazenamento dos dados pessoais, eles são removidos de nossas bases de dados ou anonimizados, salvo nos casos em que houver a possibilidade ou a necessidade de armazenamento em virtude de obrigação legal ou regulatória.
- BASES LEGAIS PARA TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS
Os dados pessoais coletados citados nesta Política tem as seguintes bases legais:
- o cumprimento de obrigação legal ou regulatória – a Obrigação Legal determina que toda vez que existir uma lei, um instrumento normativo, um regulamento, que determina o tratamento de dados, que autorize a empresa a fazer esse tratamento de dados, é permitido tratar dados sem o consentimento.
- Execução do Contrato/Diligências Pré-Contratuais – Tratamento para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a pedido do titular dos dados, ou seja, via consentimento.
Nos termos da lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, é assegurada a pessoa natural a titularidade de seus dados pessoais e garantidos os direitos fundamentais de liberdade, de intimidade e de privacidade. O titular dos dados pessoais tem direito a obter do controlador (OTIMIZA), em relação aos seus dados por ele tratados, a qualquer momento e mediante requisição:
- confirmação da existência de tratamento
- acesso aos dados
- correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados
- anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na Lei portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
- eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular ou por obrigação legal ao fim do tratamento, exceto quando da necessidade de armazenamento dos dados para cumprimento de obrigação legal ou regulatória.
- Possibilidade de não fornecer consentimento considerando as consequências da negativa
- revogação do consentimento a exceção do devido tratamento por obrigação legal ou regulatória
- MEDIDAS DE SEGURANÇA NO TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS
A segurança da informação é prioridade na OTIMIZA. A empresa dispõe de certificação ISO27001 – Segurança da Informação para apoiar na Gestão dos Dados e assegurar a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos mesmos.
A OTIMIZA investe fortemente em tecnologia de ponta, infraestrutura e o que há de melhor no mercado na proteção dos dados processados na organização. Somos auditados com frequência para avaliar a efetividade e eficácia dos controles de segurança aplicados. Temos uma gestão de riscos robusta, ampla, com visão holística considerando todos os riscos de vários pontos de vista como Segurança da Informação, Qualidade, Gestão de Serviços, Continuidade de Negócios. Desta forma todos os riscos identificados no âmbito corporativo foram mapeados e são tratados com uma gestão e atualização contínua e eficiente para evitar incidentes, situações de extravio, violação ou perda.
Em particular, usamos medidas de segurança no tratamento de dados pessoais considerando a natureza dos dados, o contexto e a finalidade do tratamento, os riscos que uma eventual violação geraria para os direitos e liberdade do titular.
Destacamos a seguir algumas medidas adotadas por nós:
– Os dados de nossos usuários titulares são armazenados em ambiente seguro;
– Acesso limitado para evitar acesso não autorizado;
– Registros de LOG´s;
– Os dados coletados que são compartilhados com o terceiro externo conforme definido no item 3, são transmitidos através de link dedicado exclusivo com o órgão.
– Criptografia para autenticação e segurança na transferência dos dados.
– Para manter a confidencialidade e integridade, as cópias de segurança são protegidas através de encriptação.
A OTIMIZA não compartilha ou transmite os dados coletados com outros países.
- COOKIES E TECNOLOGIAS SEMELHANTES
Nosso objetivo é fornecer ao usuário de nossos sistemas informações claras e acessíveis sobre os cookies que A OTIMIZA usa.
- O que são cookies? um pequeno arquivo de texto onde é registrada a identidade do usuário para o navegador armazenando dados de navegação como preferências, localização e frequência de cliques. O termo cookie na verdade descreve uma série de tecnologias, incluindo:
- Principais Tipos de Cookies: De uma forma genérica, os cookies podem ser divididos em três tipos de classificações: em relação ao tempo de vida, ao proprietário e à finalidade.
- Principais tipos de cookies
Classificação |
Tipo de Cookie |
O que o cookie faz |
Quanto ao tempo de vida |
Cookies de sessão |
São cookies que expiram assim que você fecha o seu navegador, encerrando a sessão. |
Cookies persistentes ou permanentes |
São cookies que permanecem no seu dispositivo durante um período determinado ou até que você os exclua. |
|
Quanto ao proprietário |
Cookies Proprietários |
São cookies definidos por nós ou por terceiros em nosso nome. |
Cookies de terceiros |
São cookies definidos por terceiros confiáveis em nossa aplicação. |
|
Quanto a finalidade |
Cookies necessários |
São cookies essenciais que possibilitam a navegação em nossas aplicações e o acesso a todos os recursos; se estes, nossos serviços podem apresentar mal desempenho ou não funcionar. |
Cookies de desempenho |
São cookies que otimizam a forma que nossas aplicações funcionam, coletando informações anônimas sobre as páginas acessadas. |
|
Cookies de funcionalidade |
São cookies que memorizam suas preferências e escolhas (como seu nome de usuário). |
|
Cookies de publicidade |
São cookies que direcionam anúncios em função dos seus interesses e limitam a quantidade de vezes que o anúncio aparece. |
- Ferramentas que utilizam cookies empregadas pela Otimiza
Cookie |
Finalidade |
_hjIncludedInPageviewSample |
Este cookie é definido para permitir que o Hotjar saiba se aquele usuário está incluído na amostragem de dados definida pelo limite de page views do seu site. |
_gid |
Este cookie é instalado pelo Google Analytics. O cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam um site e ajuda na criação de um relatório analítico de como o site está indo. Os dados coletados incluem o número de visitantes, a fonte de onde vieram e as páginas visitadas de forma anônima. |
_ga |
Este cookie é instalado pelo Google Analytics. O cookie é usado para calcular o visitante, a sessão, os dados da campanha e acompanhar o uso do site para o relatório de análise do site. Os cookies armazenam informações anonimamente e atribuem um número gerado aleatoriamente para identificar visitantes únicos. |
_gat_gtag_UA_149758166_1 |
Este cookie é definido pelo Google e é usado para distinguir os usuários. |
_hjAbsoluteSessionInProgress |
Este cookie é usado para detectar a primeira sessão de exibição de página de um usuário. Este é um sinalizador Verdadeiro / Falso definido pelo cookie. |
CONSENT |
Esses cookies são definidos por meio de vídeos do YouTube incorporados. Eles registram dados estatísticos anônimos sobre, por exemplo, quantas vezes o vídeo é exibido e quais configurações são usadas para reprodução. Nenhum dado confidencial é coletado a menos que você faça login em sua conta do Google; nesse caso, suas escolhas estão vinculadas à sua conta, por exemplo se você clicar em “curtir” em um vídeo. |
YSC |
Esses cookies são definidos pelo Youtube e são usados para rastrear as visualizações dos vídeos incorporados. |
_hjFirstSeen |
Isso é definido pelo Hotjar para identificar a primeira sessão de um novo usuário. Ele armazena um valor verdadeiro / falso, indicando se esta foi a primeira vez que o Hotjar viu este usuário. É usado por filtros de gravação para identificar novas sessões de usuário. |
_hjid |
Este cookie é definido pelo Hotjar. Este cookie é definido quando o cliente acessa pela primeira vez uma página com o script Hotjar. Ele é usado para persistir o ID do usuário aleatório, exclusivo para aquele site no navegador. Isso garante que o comportamento em visitas subsequentes ao mesmo site seja atribuído ao mesmo ID de usuário. |
yt-remote-connected-devices |
Esses cookies são definidos por meio de vídeos do YouTube incorporados. |
yt-remote-device-id |
Esses cookies são definidos por meio de vídeos do YouTube incorporados. |
IDE |
Usado pelo Google DoubleClick e armazena informações sobre como o usuário usa o site e qualquer outro anúncio antes de visitar o site. Isso é usado para apresentar aos usuários anúncios que são relevantes para eles de acordo com o perfil do usuário. |
test_cookie |
Este cookie é definido por doubleclick.net. O objetivo do cookie é determinar se o navegador do usuário oferece suporte a cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE |
Este cookie é definido pelo Youtube. Usado para rastrear as informações dos vídeos incorporados do YouTube em um site. |
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- Como gerenciar suas preferências de cookies?
Você pode rever suas permissões de cookies a qualquer momento, podendo ativá-los ou desativá-los, com exceção dos cookies necessários. Atualmente, quando você acessa nosso site pela primeira vez, é requerida a concordância ou não com a instalação dos cookies — após a aceitação eles serão ativados.
Para isso, utilizamos um sistema de banner de informações que alerta e solicita o consentimento em nosso site. E, além de solicitar sua concordância, informamos que a navegação continuada será entendida como consentimento.
Entretanto, como já dito, você pode alterar as permissões de cookies a qualquer momento e sem custo, além de poder configurá-los individualmente. Porém, a revogação do consentimento de determinados cookies pode impedir o funcionamento correto de alguns recursos da plataforma.
Para gerenciar os cookies, acesse as configurações do navegador, na área de gestão de cookies.
Veja o tutorial de acordo com o navegador que você utiliza:
- MENORES
Os Sistemas da OTIMIZA não são direcionados a crianças.
- ALTERAÇÕES NESTA POLÍTICA
Ocasionalmente a OTIMIZA irá atualizar esta Política de Privacidade para refletir os seus interesses e os interesses de nossos clientes. Orientamos você a consultar este documento periodicamente para estar informado de como estamos protegendo suas informações.
- COMO ENTRAR EM CONTATO CONOSCO
Para obter mais informações sobre a Política ou sobre como tratamos os seus dados pessoais ou solicitar acesso, atualização, correção e exclusão referente aos seus dados pessoais, o titular poderá contactar diretamente o DPO da OTIMIZA, DANIELA GLEUDES PINHO CARDOSO DUARTE através do endereço privacidade@grupootimiza.com.br, com o título “aos cuidados do Encarregado” ou por correio registado para:
A OTIMIZA UGC CONSULTORIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA
A/C: Encarregado de Proteção de Dados
Rua dos Timbiras, 1754 – 8º andar – Lourdes – Belo Horizonte / MG
CEP: 30140-061 30.140-061
Informa-se que nas ausências, impedimentos e vacâncias do(a) encarregado(a), a função será exercida por seu(sua) substituto(a), ELISAMA ANGELA DO NASCIMENTO.