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Vistoria em carros elétricos: o que muda para você, vistoriador

Os carros elétricos são uma promessa de transformação do setor automobilístico que, cada dia mais, se integra à nossa realidade. A crescente adoção desses veículos é motivada por alguns tópicos, como a necessidade de redução da emissão de gases poluentes, o combate ao aquecimento global e a busca por mais eficiência e melhor custo benefício.

Os veículos elétricos já são uma tendência no mercado mundial, inclusive no Brasil. No entanto, com o aumento da popularidade, surgem novas dúvidas sobre processos já conhecidos, como a vistoria veicular. E o questionamento é inevitável: o que muda para o vistoriador?

É exatamente sobre isso que vamos falar a seguir, os principais pontos de atenção durante a vistoria veicular em carros elétricos, boas práticas de segurança, dicas para o cidadão e muito mais acerca desse mercado em ascensão.

Para entender mais sobre esses carros, vamos começar esclarecendo quais as variações possíveis para os veículos movidos a eletricidade.

Tipos de veículos elétricos

Os carros elétricos são veículos automotores propulsionados por motores elétricos, alimentados por energia armazenada em baterias recarregáveis. Essas baterias podem ser carregadas em tomadas residenciais, estações públicas ou carregadores próprios.

Entre os benefícios, destacam-se o funcionamento silencioso, a ausência de poluentes durante o uso e o baixo custo de manutenção em comparação aos veículos a combustão.

Existem diferentes tipos de carros elétricos, cada um com características específicas:

  • Veículo elétrico a bateria (BEV): é 100% elétrico, usa exclusivamente a energia da bateria, sendo recarregado via tomada ou estação de recarga. Não possui motor a combustão.
  • Veículo elétrico híbrido (HEV): combina motor a combustão e motor elétrico, onde a bateria é recarregada principalmente pela energia gerada na frenagem (freios regenerativos), mas não pode ser plugada para recarga externa.
  • Veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV): semelhante ao HEV, mas pode ser recarregado também por fontes externas, como tomada elétrica, além da regeneração de energia durante a condução.
  • Veículo a célula de combustível (FCEV): usa hidrogênio para produzir eletricidade para o motor elétrico, armazenando o hidrogênio em tanques pressurizados e emitindo apenas vapor d’água.

O funcionamento básico desses veículos consiste na conversão da energia elétrica armazenada na bateria em energia mecânica por meio do motor elétrico. Para isso, utiliza-se um inversor, responsável por adaptar a corrente elétrica às necessidades do motor. Além disso, muitos modelos contam com sistemas de recuperação de energia durante a frenagem, que convertem parte da energia cinética em eletricidade, ajudando a recarregar a bateria e a aumentar a eficiência do veículo.

Entender a variação de modelos dentre os veículos elétricos permite ao vistoriador antecipar algumas de suas características ao realizar a vistoria, sendo mais objetivo. Mas será que os veículos elétricos estão tão presentes assim na rotina do vistoriador?

Confira os dados do próximo tópico e descubra.

Carros elétricos no Brasil: dados e considerações

Apesar do custo inicial ainda ser relativamente alto e a infraestrutura de recarga ser menos difundida que os postos de combustível tradicionais, a expansão de pontos de recarga, inclusive em locais públicos e condomínios residenciais, vem aumentando.

Além disso, segundo o portal Mobiauto, o motor elétrico é cerca de três vezes mais eficiente que os motores a combustão, apresentando menor custo de abastecimento e operação.

Segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), que compreendem de janeiro de 2012 a junho de 2025, estima-se que a frota de eletrificados no Brasil chega a aproximadamente 500 mil veículos, com um padrão de crescimento constante ano a ano.

Em resumo, carros elétricos oferecem: benefícios ambientais significativos, maior eficiência energética e variadas configurações tecnológicas para diferentes necessidades, sendo uma solução atrativa para o consumidor atual. Basta observar as ruas para perceber a popularização da circulação de veículos elétricos.

Os elétricos chegaram e vieram para ficar. Sendo assim, é responsabilidade do vistoriador estar preparado para receber esse tipo de veículo e executar uma vistoria de qualidade, com precisão técnica e habilidade.

Para realizar essa tarefa sem surpresas, vamos falar sobre os principais pontos de atenção na vistoria de carros elétricos.

Particularidades técnicas na vistoria de veículos elétricos

Carros elétricos estão sujeitos às mesmas exigências de vistoria de identificação veicular aplicadas a veículos convencionais e possuem os mesmos elementos identificadores.

A Resolução CONTRAN nº 941/2022 estabelece os procedimentos para a realização das vistorias, incluindo a verificação da autenticidade da identificação do veículo, legitimidade da propriedade e funcionalidade dos equipamentos obrigatórios.

Apesar de a legislação não especificar procedimentos distintos para carros elétricos, a complexidade desses veículos exige atenção a alguns detalhes particulares durante a vistoria.

Motor

Motores elétricos esquentam numa proporção muito menor do que motores à combustão e esfriam mais rapidamente quando desligados. Eles também não usam sistema de injeção eletrônica, arrefecimento, óleo de motor, entre outros itens e consequentemente, são muito mais leves. As partes por onde passa a corrente elétrica de alta potência são sinalizadas por cabos de cor laranja ou adesivos de advertência, evite tocá-las.

No que tange a gravação de motor, veículos com motores elétricos podem ter a numeração de série gravada diretamente no motor, em plaqueta ou etiqueta. Essa numeração costuma ser mais simples de acessar e, em muitos casos, não há necessidade de desmontagem. Nos casos onde a desmontagem é necessária, é importante não a realizar fora da concessionaria ou autorizada, pois o veículo pode perder a garantia.

Ainda sobre o motor, o principal ponto para o qual o vistoriador deve se atentar é que existem veículos elétricos que possuem até quatro pequenos motores, cada um com uma numeração. Além disso, existem veículos híbridos que costumam ter duas numerações, uma para o motor elétrico e outra para o motor à combustão. Nesses casos, o vistoriador deve examinar e verificar se alguma dessas numerações consta no CRLV e no cadastro BIN. É comum que apenas uma delas esteja registrada.

Dica para o vistoriador: durante o processo fotográfico da vistoria veicular, registre imagens de todas as numerações, se possível. Registrar todas as informações disponíveis protege tanto o vistoriador quanto o proprietário do veículo, garantindo segurança e rastreabilidade do laudo, além de aumentar a credibilidade do processo.

Ressaltamos que todos os tipos de motor precisam de cautela na hora da verificação, leitura e fotografia da numeração. Afinal, o cuidado é parte fundamental do trabalho exercido pelo vistoriador.

Cuidados no momento da vistoria veicular

Além dos diferenciais do motor, outro ponto importante para o qual todo vistoriador deve estar atento, é a segurança. Existem cuidados que são essenciais e promovem não só a proteção do vistoriador, como previnem danos ao veículo, seja ele elétrico ou não. A adaptação às exigências é fundamental para garantir a segurança dos profissionais e a conformidade dos serviços prestados.

Detalhes como prender bem o cabelo, evitar o uso de objetos que possam enroscar em algum componente do motor, não abrir o reservatório de água do motor enquanto estiver quente e não fumar durante a realização da vistoria no veículo, são aspectos básicos de conduta, necessários em qualquer vistoria, que contribuem para promoção de um ambiente seguro. Mas são apenas o primeiro passo.

Para mitigar os possíveis riscos, como queimaduras, cortes, contaminação e outros, aos quais os agentes estão expostos durante a execução dos exames, recomenda-se o uso dos EPIs, que geralmente incluem:

  • Luva de proteção: anticorte e com proteção térmica;
  • Óculos de proteção: protege os olhos do contato de sujeira, óleo, graxa e demais componentes químicos e biológicos;
  • Máscara: principalmente em veículos de pátio.

Para vistorias em veículos de motores elétricos a lista não é muito diferente, salvo algumas especificações do equipamento:

  • Luva de isolantes classe 0 para trabalho de até 1000 V AC ou 1500 V DC;
  • Ferramentas com isolamento de até 1000 V AC ou 1500 V DC;
  • Protetor facial com óculos;
  • Sapato de segurança para até 35 kV.

O uso dos EPIs visa a assegurar a integridade física do profissional, principalmente na vistoria de veículos elétricos. Eles são componentes de prevenção a possíveis danos que podem se originar dos contatos exigidos pelo procedimento de vistoria, mas são apenas auxiliares comparados a principal ferramenta de segurança do vistoriador: a atenção.

O discernimento, experiência e habilidade técnica do vistoriador são seus atributos mais valiosos durante a vistoria e entender o valor dos protocolos de segurança é o que realmente confere a esse profissional a capacidade de desempenhar a sua função com excelência. Pois, quando não respeitados, esses cuidados podem resultar em prejuízos.

A importância de medidas de cautela na vistoria de veículos elétricos

Em um relato interno, um vistoriador parceiro do Grupo Otimiza compartilhou a história de um incidente que ele presenciou durante a vistoria de um veículo elétrico. Segundo ele, durante o procedimento de vistoria, a equipe precisou levantar o veículo, mas ao posicioná-lo e tentar levantá-lo no elevador, a bateria foi gravemente danificada. Isso gerou um grande transtorno, além de prejuízo para a ECV e insatisfação do cidadão.

Portanto, ao levantar um carro elétrico em um elevador automotivo, é crucial tomar precauções adicionais em comparação com carros a combustão, devido aos componentes sensíveis do sistema elétrico e regenerativo.

Para saber, detalhadamente, o protocolo indicado de segurança na operação do elevador confira os tópicos a seguir, elaborados de acordo com o material disponibilizado pelo curso de vistoria de identificação veicular da parceira HBF Treinamentos em Identificação Veicular.

Recomendações:

  • Nunca opere o elevador com pessoas ou objetos sobre o mesmo;
  • Não utilize o elevador sem que os quatro braços estejam posicionados sob a carga;
  • Não permita que ninguém permaneça próximo ou abaixo do veículo até que ele esteja totalmente erguido e o elevador em descanso;
  • Não molhe o elevador, pois isso pode comprometer o seu funcionamento;
  • Deixe sempre os braços do elevador na posição baixa, para que, ao posicionar o veículo, seja possível obter uma distribuição simétrica do peso no centro do elevador.

Passo a passo de uso do elevador:

Passo 1

Verifique o porta-malas ou caçamba do veículo e retire quaisquer objetos encontrados, o veículo deve ser elevado sem peso nesse tipo de compartimento.

Passo 2

Posicione os braços do elevador sob o veículo e regule a altura das sapatas de acordo com a posição correta indicada no chassi de cada modelo de veículo.

Passo 3

Verifique se o peso do veículo está distribuído corretamente dando um leve toque na alavanca de acionamento.

Prossiga para o próximo passo somente se a distribuição de peso estiver equilibrada. Se não, reposicione o veículo e tente novamente.

Passo 4

Eleve o veículo utilizando a alavanca de acionamento, acione para cima.

Para baixar o veículo, basta acionar a alavanca para baixo.

O peso das baterias torna o veículo mais pesado. É essencial conferir se o elevador utilizado na vistoria está possui a capacidade adequada para suportar o modelo do automóvel em questão.

O vistoriador deve avaliar a capacidade de carga, dimensões, travas de segurança do equipamento e garantir que os pontos de apoio estejam corretamente posicionados antes de realizar a elevação. Em caso de veículos elétricos, procure evitar qualquer contato com a bateria de alta tensão ou com os cabos durante o processo.

Não tem segredos em relação à vistoria de veículos elétricos, desde que o vistoriador seja um profissional capacitado, qualificado para lidar com esse tipo de veículo, tenha atenção, respeite a composição do equipamento e não mexa inadvertidamente na estrutura de cabos e chicotes. Assim, ele não terá problemas para realizar o procedimento e coletar a numeração do motor adequadamente.

Se você, vistoriador, quiser conhecer mais sobre a composição dos veículos elétricos, seu funcionamento e medidas de segurança para com eles, saiba que o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) lançou uma cartilha que aborda procedimentos de segurança e qualidade relacionados aos veículos elétricos e híbridos, que você pode acessar e baixar gratuitamente, para somar ao seu conhecimento.

Dicas valiosas que a ECV pode trazer para o cidadão

Apesar de cada vez mais presentes em nossa rotina, os veículos elétricos ainda geram muitas dúvidas entre os condutores. Portanto, é comum que o cidadão acabe trazendo para os profissionais da Empresa Credenciada de Vistoria alguns de seus questionamentos.  

Veja o que você pode aconselhar para o cliente que é proprietário de um veículo elétrico ou está pensando em adquirir um:

Saúde da bateria

Evite descargas completas e carregamentos constantes até 100%, isso pode reduzir a vida útil da bateria. O ideal é manter a carga entre 20% e 80% no uso diário.

Temperatura

Exposição prolongada a temperaturas extremas pode impactar negativamente a bateria. Estacione em locais cobertos sempre que possível.

Carregamento

Priorize carregadores residenciais (wallbox) para maior segurança e controle. O uso excessivo de carregadores rápidos (superchargers) pode desgastar as células da bateria ao longo do tempo.

Sistema de frenagem regenerativa

Alguns carros elétricos utilizam a frenagem regenerativa, que ajuda a recarregar a bateria. Isso significa menor desgaste nas pastilhas e discos de freio, mas ainda assim, é preciso conferir se o sistema está funcionando corretamente, livre de oxidação dos componentes.

Atualizações de software

Veículos eletrificados são verdadeiros computadores sobre rodas. Manter o software do automóvel atualizado é fundamental para o bom funcionamento de todos os sistemas, incluindo o gerenciamento da bateria e a segurança.

Manuseio e estacionamento

Veículos elétricos e híbridos exigem procedimentos especiais para armazenamento e movimentação, seguindo sempre o manual do fabricante, para evitar acidentes e incêndios.

O futuro da vistoria em veículos elétricos

Agora você já sabe que a vistoria em carros elétricos não é um bicho de sete cabeças. Não há motivos para temer a chegada desses veículos na ECV onde você atua. Com atenção, capacitação e protocolos de segurança, o vistoriador garante a qualidade do serviço sem surpresas.

Mas vale lembrar: a legislação pode mudar com o avanço da tecnologia. Estar atualizado é essencial para se manter competitivo no mercado.

Categoria:

Dicas e curiosidades

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