Vistoria veicular, Compra e venda de veículo, Documentação, IPVA e licenciamento

9 vantagens de fazer a vistoria veicular com um despachante

A vistoria de transferência, muito conhecida como “vistoria do Detran”, é um procedimento obrigatório em todos os estados do país no momento da transferência do veículo de um proprietário para outro. Ela é realizada pelas Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs), podendo ser feita também pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).

Com o intuito de facilitar o trâmite da compra e venda de um veículo, entra a figura do despachante. Esse profissional atua como intermediário entre pessoas físicas ou jurídicas e órgãos governamentais.

Em geral, o papel do despachante é auxiliar e agilizar processos burocráticos relacionados a documentos, licenças, registros, autorização, entre outros.

No texto de hoje você vai conhecer 9 benefícios de contratar um despachante para fazer a vistoria de transferência do seu veículo, além de 7 cuidados ao contratar um profissional.

Quais as vantagens de contratar um despachante?

O despachante pode ajudar na vistoria de transferência de diversas maneiras, agilizando o processo burocrático necessário para a transferência de propriedade de um veículo automotor.

Para o Leonardo Faria, Diretor da Despachadoria Imobiliária e Veicular, um dos principais benefícios é a “otimização de tempo e comodidade, já que o cliente não precisa agendar a vistoria, preencher formulários e se deslocar ao Detran. Além disso, tem a agilidade, pois o profissional despachante entende dos fluxos e as etapas para concluir o serviço de transferência com rapidez e excelência”.

Já deu para perceber que fazer a vistoria de transferência de um veículo com um despachante pode ser benéfico por várias razões, certo? Veja abaixo 9 vantagens!

1. Conhecimento especializado

Primeiramente, o despachante possui conhecimento especializado em questões relacionadas a documentos e procedimentos de transferência de veículos. Esse profissional sabe quais documentos são necessários, como preencher formulários e como proceder em caso de problemas.

2. Agilidade

Por certo, com a ajuda de um despachante, a vistoria de transferência pode ser concluída mais rapidamente. O despachante conhece os procedimentos do Detran e pode ajudá-lo a evitar atrasos e burocracia desnecessária.

3. Redução de erros e mais segurança

Seja como for, transferir um veículo envolve documentos com os quais podemos não estar acostumados, tornando-se fácil cometer erros. Um despachante pode ajudá-lo a evitar equívocos que possam atrasar ou impedir a transferência do veículo.

Além disso, ele pode ajudá-lo a evitar fraudes e problemas jurídicos, já que têm conhecimento especializado em questões legais e regulatórias relacionadas à transferência de veículos.

4. Economia de tempo e comodidade

A vistoria de transferência pode ser um processo demorado, porque, às vezes, é preciso aguardar o serviço em uma fila de espera, podendo tomar todo um turno do seu dia. Ao contratar um despachante, você economiza tempo e esforço, permitindo que você se concentre em outras questões importantes.

5. Acesso a informações atualizadas

Um bom despachante está sempre atualizado sobre mudanças nas leis e regulamentos relacionados à transferência de veículos. Por conseguinte, eles podem ajudá-lo a evitar problemas legais ou atrasos causados por mudanças recentes nas regulamentações.

6. Serviços adicionais

Sem dúvida, além de lidar com a vistoria de transferência, o despachante pode te auxiliar com outras questões relacionadas à documentação do seu veículo, como a renovação da carteira de motorista, licenciamento anual, troca de placas, entre outros, facilitando o seu dia a dia.

7. Experiência em situações difíceis

Em alguns casos, a transferência do veículo pode ser complicada, como quando envolve um veículo de leilão, por exemplo. Um outro caso é a transferência de veículos de outros estados ou com pendências judiciais. Um despachante experiente pode a resolver essas questões para que você não precise se estressar com isso.

8. Acesso a recursos

Um despachante pode ter acesso a recursos e ferramentas que podem ajudar a concluir o processo de transferência de propriedade de maneira mais célere e ter um acompanhamento melhor do processo.

Por fim, contratar um despachante para ajudá-lo na vistoria de transferência pode ser benéfico em termos de conveniência, segurança, acesso a informações atualizadas, suporte adicional e economia.

9. Ajuda a prevenir contra golpes e estelionato

Por fim, durante a negociação de um veículo, ao mencionar que um despachante irá intermediar a transferência, caso o vendedor seja um estelionatário, é bem provável que ele desista da venda. Isso porque o despachante consegue descobrir golpes facilmente.

Dessa maneira, a mera presença de um despachante como intermediário já causa um impacto na relação de compra e venda. Assim, a contratação desse profissional ajuda a prevenir contra golpes e estelionatários.

Cuidados na hora de escolher o despachante

Depois que você já viu todas essas vantagens de contratar um despachante, agora é preciso saber os cuidados ao optar por um profissional.

Sem dúvida, ao escolher um despachante, é fundamental prestar atenção em alguns aspectos para garantir que você está fechando parceria com alguém confiável e competente.

“É importante o cliente procurar saber se o despachante tem uma empresa com boa estrutura e tempo de mercado. De preferência, contratar despachantes que trabalhem para grandes empresas, como concessionárias e locadoras, pois esses são fatores que geram credibilidade e dão mais segurança para os clientes”, orienta Leonardo.

1. Verifique a credibilidade do despachante

Antes que contrate um despachante, “o cliente deve verificar se ele está registrado no Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do estado onde atua e se possui certificados e licenças válidas para exercer a profissão”, explica o Diretor da Despachadoria Imobiliária e Veicular.

De acordo com o art. 5º da Lei nº 14.282/2021, são condições para o exercício da profissão de despachante documentalista:

“I – ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos ou ser emancipado na forma da lei;

II – ser graduado em nível tecnológico como despachante documentalista em curso reconhecido na forma da lei;

III – estar inscrito no respectivo conselho regional dos despachantes documentalistas.

Parágrafo único. O conselho regional dos despachantes documentalistas, em cumprimento ao inciso II deste artigo, expedirá a habilitação, respeitada a competência adquirida no curso de graduação tecnológica.”

2. Pesquise a reputação do despachante

Faça uma pesquisa na internet e em redes sociais para ver o que as pessoas estão falando sobre o despachante que você está considerando contratar. Procure por comentários e avaliações de clientes anteriores. Uma maneira de fazer isso é procurar pelo profissional e/ou empresa no Google e verificar as avaliações. Veja um exemplo:

3. Analise a experiência do despachante

Procure um profissional que tenha experiência em lidar com o tipo de serviço que você precisa, já que existem diversas especialidades. Portanto, para transferir o seu carro, você precisa procurar um despachante veicular.

4. Verifique os valores cobrados

Antes que você tome qualquer decisão, compare os preços cobrados por diferentes profissionais antes de você tomar uma decisão. Certifique-se de que você está pagando um preço justo pelo que você está contratando. Lembre-se, também, de levar outros quesitos em consideração. Nem sempre o melhor caminho é contratar o serviço mais barato para economizar — nem o mais caro.

5. Pergunte sobre o tempo de resposta

Certifique-se de que o profissional é ágil em responder às solicitações e oferece um prazo realista para a conclusão do serviço.

6. Solicite referências

Pergunte a amigos e familiares se eles conhecem algum despachante que podem indicar para te ajudar na transferência de um veículo.

7. Converse pessoalmente com o despachante

A fim de tirar todas as suas dúvidas e conhecer melhor o trabalho do profissional, marque uma reunião presencial ou virtual. Isso ajudará a estabelecer uma boa relação profissional e garantir que você está contratando um profissional confiável.

Em conclusão, pudemos entender as vantagens de contratar um despachante para fazer a vistoria veicular, como conhecimento especializado, agilidade, segurança, economia de tempo e comodidade.

Não só isso como também vimos que na hora de escolher um despachante é preciso tomar cuidado, buscar referências e verificar se o profissional está legalmente habilitado.

Portanto, se você precisa fazer a vistoria de transferência de um veículo, considere contratar um despachante para agilizar o processo e evitar problemas burocráticos.

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Categoria:

Compra e venda de veículo

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