Conheça 3 maneiras de abrir uma ECV

Existem três maneiras de abrir uma Empresa Credenciada de Vistoria Veicular (ECV): franquia, consultoria e bandeira branca. Todas as opções são válidas e você deve analisar qual mais se adequa ao seu perfil de empresário.

Com o objetivo de nivelar a qualidade do serviço e prevenir contra fraudes, os Detrans estipulam alguns requisitos a serem seguidos pelas ECVs desde a abertura da empresa.

Para entender qual o melhor modo de fazer isso para você, preparamos este texto explicando as três maneiras possíveis de abrir uma empresa credenciada de vistoria, além das características de cada.

Assim, você pode avaliar e identificar qual opção mais combina com o seu perfil!

Como abrir uma empresa de vistoria veicular?

O ato normativo que determina os procedimentos para o exercício da atividade de vistoria de identificação veicular é a Resolução Contran nº 941/2022.

Por meio dela, temos um direcionamento sobre os requisitos para habilitação do exercício do serviço de vistoria veicular. Assim, a Resolução define que deve ser emitida e entregue uma série de documentações relativas a:

  • Habilitação jurídica
  • Regularidade fiscal, trabalhista e econômico-financeira
  • Qualificação técnica
  • Infraestrutura técnico-operacional

Além das exigências estipuladas pela Resolução Contran nº 941/2022, cada Detran determina suas próprias especificidades.

Dessa maneira, é importante ter conhecimento tanto do ato normativo nacional como do estadual para entender as particularidades de cada Unidade Federativa (UF).

Legislações, portarias e regulamentações

Depois de ter ciência sobre os requisitos do Detran, é hora de escolher a maneira de abrir sua ECV.

3 maneiras de abrir uma ECV

Na maior parte das UFs onde o serviço de vistoria veicular é privatizado, há 3 maneiras de abrir uma ECV*:

  1. Franquia
  2. Consultoria
  3. Bandeira branca
 *É necessário validar as regras do seu Estado.

Agora, vamos explicar uma por uma para você entender, analisar e decidir qual delas combinar mais com o seu perfil empreendedor!

1. Franquia

Pense em franquia como um negócio que já foi testado no mercado e que vem sendo aprimorado ao longo do tempo.

Essa é a melhor opção para quem prefere ter alguém como “guia”. O sistema de franquias traz diferenciais de mercado e soluções inovadoras para eventuais problemas. Além disso, a franquia entrega todo o know-how a sua rede, auxiliando no dia a dia.

Para o Fábio Prior, proprietário de uma rede de franquias, “o sistema de franquia visa a uma grande relação entre a marca e o investidor, baseada em uma ‘semi-independência’. Ou seja, o empreendedor tem autonomia para administrar sua unidade, porém respeitando as diretrizes e orientações da marca”.

Como dito anteriormente, a franquia pode funcionar como uma mentora. Se você é inexperiente no segmento de vistoria veicular, pode ser que esse modelo funcione melhor.

Se decidir seguir por esse caminho, é importante que você pesquise diferentes marcas para que possa escolher a que mais combina com você. Para te auxiliar, o Grupo Otimiza possui diversos clientes e parceiros franqueadores os quais teremos o prazer de indicar.

Além disso, é primordial que você dê atenção e avalie a marca com relação a questões como suporte no dia a dia, treinamentos, marketing, investimento e tempo de retorno previsto.

Também é essencial entender a reputação da marca, principalmente com relação ao relacionamento da franquia com seus franqueados e ex-franqueados.

Por isso, uma dica é conversar com esses empreendedores para entender suas experiências e se elas atingem suas expectativas.

Sabendo disso tudo, é importante que você analise sua própria personalidade e perfil de empreendedor. Nesse sistema, a estratégia fica por conta do franqueador, enquanto a operação fica a cargo do franqueado.

Empreendedores com muita proatividade e atitude de líder tendem a ter um pouco de dificuldade em trabalhar seguindo orientações de uma rede, mesmo com todos os benefícios trazidos pela franquia.

2. Consultoria

O consultor é a melhor opção para empreendedores que querem ter liberdade para tocar o negócio, mas preferem não realizar as atividades burocráticas, como credenciamento e renovação da ECV.

Assim, você terceiriza um especialista para te auxiliar nos trâmites burocráticos. No caso da consultoria, você tem total independência para gerir sua ECV, delegando apenas “a papelada”.

Para o consultor Luis Haraki, a consultoria é um serviço de esclarecimento e acompanhamento.

“Eu gosto de marcar uma reunião para esclarecer todos os pontos da Portaria, respondo a todas as dúvidas que surgem e gosto de conhecer o local onde a pessoa pretende abrir a empresa”, explica Haraki.

Como o trabalho do consultor é auxiliar durante o credenciamento e as renovações anuais junto ao Detran, esse modelo é mais compatível com o perfil de empreendedor que não tem interesse em adquirir o conhecimento técnico para fazê-lo sozinho e/ou tem pressa para iniciar o negócio.

Como o consultor já tem experiência, ele possui os modelos dos documentos necessários, sabe exatamente como preenchê-los e como buscar dados e informações de maneira rápida e eficiente.

Além disso, se você se sente inseguro, por exemplo, na hora de escolher o imóvel da sua ECV, provavelmente o consultor é o melhor caminho.

Um bom profissional te acompanha nas visitas ao imóvel a fim de analisar se as características estão alinhadas às exigências do Detran.

Portanto, pode ser que o seu perfil de empreendedor é seguir pela consultoria se você se sente tranquilo ao abdicar de um conhecimento mais detalhado sobre os trâmites de credenciamento e certificações, além das renovações anuais.

Dessa maneira, você acaba dependendo tecnicamente do consultor para que os trâmites sejam cumpridos. Ao mesmo tempo, você não precisa se preocupar com as burocracias relacionadas ao Detran.

O Grupo Otimiza possui parceria com inúmeros consultores que estão no mercado há muitos anos e são altamente profissionais. Por isso, conte conosco para te indicar os melhores consultores do setor de vistoria veicular!

3. Bandeira branca

Essa é a melhor escolha para pessoas que gostam de colocar a mão na massa e preferem entender os trâmites do negócio a depender tecnicamente de terceiros.

Assim você cria mais autonomia e passa a entender mais profundamente sobre o mercado de vistoria veicular, o que é muito importante para o sucesso de qualquer empreendimento.

Os Detrans costumam ser muito claros em suas portarias e resoluções, não deixando margem para interpretações.

Dessa maneira, analisando as portarias com calma e montando um passo a passo para você mesmo, fica tudo muito mais simples.

Para quem está disposto a aprender na prática e ser independente, a bandeira branca é uma ótima alternativa!

Portanto, apesar de possíveis dúvidas iniciais com relação ao credenciamento da ECV, por exemplo, é super possível entender e entregar o que a portaria exige.

Além disso, se você não tem tanto capital disponível para investimento ou pretende investir o menos possível, esse modelo pode ser ideal para você.

Então, se você busca mais autonomia para criar seus próprios processos, mesmo abdicando de um suporte assíduo no dia a dia, a proposta da bandeira branca pode ser mais interessante.

Embora você possa encontrar um obstáculo ou outro por não estar habituado ao mercado de vistoria veicular, é uma ótima oportunidade para você entrar de cabeça e aprender tudo sobre o assunto.

Portanto, se você está disposto a ter mais autonomia e aprender sobre os processos, o modelo bandeira branca é o ideal para você.

Afinal, qual a melhor maneira de abrir uma empresa de vistoria veicular?

Não há uma resposta correta para essa pergunta. Como pudemos ver, a escolha deve ser pautada no perfil do empreendedor, tanto com relação a sua autonomia como com relação ao seu poder de investimento e conhecimento sobre os processos.

Portanto, avalie as características de cada uma das maneiras de abrir uma ECV e compare-as com o seu perfil. Faça perguntas a si mesmo, como:

  • O que você sabe sobre o mercado de ECV?
  • Quanto você tem disponível para investir no negócio?
  • O que você espera de uma franquia ou consultoria?
  • Você pretende fazer prospecção ativa de clientes por conta própria?
  • Você planeja acompanhar a ECV de perto no dia a dia?

Para te ajudar a responder a essas e outras perguntas, a equipe do Grupo Otimiza está disponível para você.

Nosso setor Comercial está sempre preparado para te auxiliar em suas decisões. Assim você consegue escolher a melhor maneira de abrir uma empresa de vistoria veicular de acordo com o seu perfil, objetivos e realidade.

Entre em contato agora com a nossa equipe Comercial!

Categoria:

Vistoria veicular

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Telegram

Receba as novidades em primeira mão

Nós também odiamos spam, então não se preocupe com isso.

Publicações Relacionadas