Vistoria veicular, Gestão e Empreendedorismo

ISO 9001: 7 passos para implementar em sua ECV

O símbolo do selo ISO 9001 é bastante conhecido pelo público em geral, sendo visto em sites, folhetos, cartões de visita e redes sociais de organizações.

Por sua vez, as ECVs (Empresas Credenciadas de Vistoria) são um exemplo de negócio que deve possuir essa certificação.

Muitas são as dúvidas em torno do conceito, implementação e certificação da ISO 9001. Por isso, no texto de hoje, trouxemos os principais pontos sobre a ISO 9001 e 7 passos para implementar em sua ECV.

Portanto, para você ficar por dentro de tudo, continue conosco até o final!

O que é a ISO 9001?

A ISO 9001 é a norma que estabelece requisitos para um sistema de gestão, com o intuito de garantir a otimização de processos, mais agilidade no desenvolvimento e na entregabilidade de produtos e serviços, a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.

Essa norma foi criada pela Organização ISOInternational Organization for Standardization ou Organização Internacional de Normalização, em português —, sediada em Genebra, na Suíça, e fundada há mais de 70 anos.

Desde o início, o objetivo da Organização ISO é criar normas para se tornarem padrões para organizações de todos os países no mundo. Desse modo, qualquer nação ou idioma seguiria as normas. Atualmente, a ISO tem membros espalhados por cerca de 170 países. No Brasil, é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que representa a norma.

Pensada para se tornar padrão internacional de garantia de qualidade de produtos e serviços, a ISO 9001 facilita questões de exportação e reduz custos de fabricação, por exemplo.

A ISO 9001 é uma entre várias normas da Organização ISO, sendo a mais utilizada pela relevância e abrangência — ela compreende o sistema de gestão de qualidade, a partir do qual as empresas se fundamentam para otimizar os processos de funcionamento.

Um dos objetivos de sua criação foi para que as empresas certificadas alcancem objetivos e possam assegurar capacidade de eficiência tanto na produção como na entrega dos produtos e/ou serviços.

Dessa maneira, a premissa da ISO 9001 é definir um consenso sobre soluções que possam atender às demandas da empresa, da sociedade e do comércio.

Quais as vantagens da ISO 9001?

Para muitos empresários, existe a preocupação legítima de que o selo de qualidade não passe de um quadro pendurado no escritório e fique apenas no campo teórico.

Entretanto, são muitas as vantagens que a certificação da ISO 9001 pode trazer para o empreendimento. Veja as principais:

Redução de custos

Um dos principais benefícios da implementação da ISO 9001 é a redução de custos e, como consequência, o aumento da receita. Confira alguns aspectos que influenciam nessa questão:

  • Redução de desperdícios;
  • Identificação de problemas nos processos;
  • Fidelização de clientes;
  • Maior organização interna.

Confiabilidade e credibilidade

Boa parte dos clientes deseja além de um produto ou serviço com preço baixo; também espera qualidade e uma boa experiência de compra. Empresas que geram insegurança na jornada de compra, na entrega do produto ou serviço ou no pós-venda passam uma imagem negativa para o mercado.

Consequentemente, por propor requisitos de aperfeiçoamento do sistema de gestão de qualidade, a implementação da ISO 9001 aprimora os processos de forma geral na organização, alavancando as empresas.

Satisfação dos clientes

Com a ISO 9001, medir a satisfação de seus clientes é obrigatório. A partir disso, você sempre terá segurança de que todas as necessidades estão sendo atendidas — ou não — e de como está a experiência do usuário.

Assim, consegue criar alternativas para melhorar os processos que precisam de otimização e manter o que funciona.

ISO 9001 E ECVs

Apesar de as ECVs responderem, ao menos de forma direta, ao Detran de seu respectivo Estado, é a Resolução nº 466/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que fundamenta todas as legislações estaduais, estabelecendo os procedimentos para o exercício da atividade de vistoria de identificação veicular.

De acordo com a alínea “c”, do inciso IV do Art. 4º da Resolução, a ECV só poderá ser habilitada para o serviço de vistoria de identificação veicular se apresentar o “Certificado de Sistema de Qualidade, padrão ISO 9001:2015, com validade atestada pela entidade certificadora, acreditada pelo INMETRO ou signatária de acordos internacionais de reconhecimento mútuo no campo da acreditação”.

Consequentemente, o certificado da ISO 9001 é obrigatório para as empresas de vistoria veicular.

Porém, como vimos anteriormente, mesmo que não fosse um requisito para o funcionamento da ECV, por trazer tantos benefícios, é essencial que se tenha a certificação da ISO 9001.

Assim, sua ECV promove a redução de custos, conquista confiabilidade e credibilidade e satisfaz e fideliza o cliente, trazendo mais receita para a empresa.

7 passos para implementação e certificação da ISO 9001 na sua ECV

1. Escolha uma forma de implementação

A ISO 9001 pode ser implementada com a assistência de consultorias especializadas, por você mesmo ou por profissionais contratados pela sua empresa. O ideal é avaliar o custo-benefício de cada opção e escolher o que fica melhor para você.

2. Determine uma equipe para implementar a ISO 9001

Mesmo que você opte por contratar uma consultoria especializada, é indispensável ter alguém de dentro da empresa para acompanhar a implementação.

Em geral, as empresas selecionam alguns colaboradores responsáveis pela execução do projeto de implementação da norma. Todavia, como as ECVs contam, muitas vezes, com uma equipe relativamente pequena, o próprio dono pode realizar as etapas de implantação do Sistema de Gestão de Qualidade e preparação para a certificação.

De qualquer forma, é imprescindível envolver todos os colaboradores no processo a fim de garantir o cumprimento das exigências da ISO 9001 com consistência e de maneira prolongada para que o selo não fique apenas na teoria.

3. Desenvolva um plano de ação

Definidos o método e a equipe de implementação, é hora de colocar a mão na massa e traçar um plano de ação para que os requisitos da norma ISO 9001 sejam cumpridos.

Portanto, enumere todas as ações a serem executadas, descreva os processos, defina os responsáveis e estabeleça os prazos — sem metas é impossível atingir os resultados.

4. Envolva sua equipe

Já falamos sobre a participação dos colaboradores na implementação da ISO 9001, mas é sempre importante ressaltar: explique a relevância do selo para o negócio bem como os benefícios que serão trazidos para a ECV, para os clientes e, claro, para os colaboradores.

Para comunicar à equipe, reúna-se com os colaboradores formalmente para que os processos fiquem esclarecidos e não restem dúvidas quanto ao papel de cada um; a motivação impacta diretamente no sucesso da implementação da ISO 9001 da sua ECV.

5. Coloque em prática os requisitos

É nesta parte que o plano de ação sai do papel. Neste momento, os esforços devem estar voltados para a criação do sistema de gestão e para a melhoria contínua da sua ECV.

Siga o plano de ação proposto, adequando os processos da ECV aos requisitos da norma ISO 9001, e fique atento aos prazos.

6. Realize a auditoria interna

Com a implementação finalizada, faça a auditoria interna. Além de ser um requisito, você pode verificar possíveis erros em processos, pontos de melhoria, inclusão de dados e informações complementares etc.

Essas auditorias têm o objetivo de fornecer informações sobre o Sistema de Gestão da Qualidade, preparando a empresa para a certificação ISO 9001 e deixando indicações para a melhoria contínua dos processos.

A auditoria interna pode ser feita por auditores internos devidamente treinados e qualificados ou por auditor terceirizado (consultor).

7. Contrate e realize a auditoria de certificação

Por fim, contrate um órgão certificador, cujo trabalho é realizar a auditoria de certificação e, caso sua ECV seja aprovada, será emitido o certificado ISO 9001.

Um ponto importantíssimo é que o processo de gestão da qualidade é contínuo, ou seja, não pode ter interrupções.

Lembrando que o certificado tem prazo de validade de três anos e que a validação ocorre por meio de auditorias de manutenção.

Essa auditorias podem ser realizadas a cada seis meses ou um ano, a depender da escolha na contratação do organismo certificador.

No texto de hoje você aprendeu o que é e como surgiu, quais as vantagens e como implementar e certificar a ISO 9001 em sua ECV para que você possa dar início à otimização e melhoramento dos processos e satisfazer seus clientes.

Ficou alguma dúvida?

Categoria:

Gestão e Empreendedorismo

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