Tecnologia e inovação

Serpro: o que é e como impacta a inspeção e vistoria veicular?

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) gerencia diversos sistemas com impacto direto sobre a vida da população.

Criado em 1964, por meio da Lei nº 4.516/1964, suas atividades passaram a ser regulamentadas pela Lei nº 5.615/1970. A empresa tem como principal objetivo inovar o processamento de dados e sistemas da administração pública, centralizando as informações e processos digitais.

Certamente, não há dúvidas de que a tecnologia da informação e o tratamento de dados são importantíssimos para a sociedade como um todo atualmente.

Essa importância se dá não apenas para o setor público, como também para a iniciativa privada. Ambas as esferas necessitam do armazenamento e processamento de dados para criarem e/ou melhorarem produtos, serviços e políticas públicas.

Qual o impacto do Serpro na sociedade?

Associado ao Ministério da Fazenda, o Serpro é a maior estatal de tecnologia do país, responsável por administrar o maior banco de dados da União.

Em primeiro lugar, esse banco contém informações críticas e sensíveis de todos os cidadãos brasileiros, naturalizados, residentes ou quaisquer outras pessoas que possuam aspectos de sua vida vinculados a algum serviço ou sistema do Serpro.

Assim, o Serpro cresceu desenvolvendo soluções de transparência para a receita e gastos públicos. Hoje, implementa tecnologias usadas por serviços de diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, inclusive os mais básicos.

A rede de integração digital do Brasil é expressiva! A plataforma GOV.BR, por exemplo, é um dos sistemas desenvolvidos pelo Serpro e que compreende cerca de 80% da população com idade superior a 18 anos – o equivalente a mais de 140 milhões de usuários.

Por meio dessa plataforma, é possível acessar a Carteira de Trabalho Digital, CDT (Carteira Digital de Trânsito), serviços do SUS, além da versão digital do título de eleitor, por exemplo.

Como resultado dessa incorporação digital, em 2022, o Brasil foi destaque em uma pesquisa realizada pelo Banco Mundial. O país foi o segundo colocado no ranking mundial da avaliação de maturidade em governo digital.

Quais serviços o Serpro gerencia?

Além do GOV.BR, é de responsabilidade do Serpro administrar e organizar informações dos serviços de identificação nacional e outras diversas atribuições, tais como:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)
  • Gestão de Infrações e Penalidade de Trânsito (Radar)
  • APIs do CPF, CNPJ e Nota Fiscal Eletrônica
  • Datavalid: solução de análise de informações de cadastro, identidade e biometria facial
  • Sistema de Notificação Eletrônica (SNE)
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam)
  • Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach)
  • Certificado Digital
  • Registro e Licenciamento de Empresas (RLE)
  • Programa de Recuperação Fiscal (Refis)
  • Parcelamento Especial (PAES)
  • Parcelamento Excepcional (PAEX)
  • Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)

O Serpro também foi o responsável por organizar o Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (CONSEGI), que teve seis edições entre 2008 e 2013.

Além disso, o Serpro administra cursos, como o de capacitação em E-Gov (Governo Eletrônico) e presta serviços para órgãos estaduais e municipais, sendo o órgão encarregado do DNI (Documento Nacional de Identidade). O DNI tem como meta unificar os dados de registro de identidade locais em um só banco de dados nacional.

Ademais, o Serpro também abrange o setor de vistoria e inspeção veicular com as suas soluções, sendo a principal delas o SISCSV (Sistema de Certificação de Segurança Veicular e Vistorias).

Acompanhe o texto até o final e confira como essa relação funciona!

O que é o SISCSV e como ele funciona?

Apesar de ser uma estatal, o Serpro disponibiliza a venda de soluções para diversos âmbitos do mercado privado, desenvolvendo, inclusive, operações personalizadas para empresas e negócios de variados portes.

Ou seja, comércio e varejo, tecnologia, financeiro, transporte e trânsito e entidades representativas são os principais segmentos que utilizam as soluções desenvolvidas pelo Serpro.

No caso, o Sistema de Certificação de Segurança Veicular e Vistorias (SISCSV) é uma das soluções do Serpro voltada para o setor de trânsito e transporte.

Bem como descrito no art. 4º da Portaria Senatran nº 160/2014, ele é composto por três módulos operacionais:

I Módulo Central: de administração exclusiva da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), para cadastro dos usuários dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e para os usuários das ITLs (Instituição Técnica Licenciada) e ETPs (Entidades Públicas ou Paraestatais).

II Módulo de aplicativo informatizado: fornecido pelas empresas de TI, como o Grupo Otimiza, trata-se do sistema e/ou aplicativo de emissão e gerenciamento de laudos e certificados.

III Módulo integrador: está diretamente relacionado com o módulo anterior; trata-se do webservice, um mecanismo que permite a interação e comunicação entre sistemas diferentes.

Qual a relação entre o Serpro e as Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs)?

As ITLs fazem parte do setor de trânsito e transportes e contam com os serviços do Serpro em suas atividades.

Elas são um dos Organismos de Inspeção Acreditados pela CGCRE/Inmetro (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) e licenciados pela Senatran, responsáveis por realizar inspeções veiculares e emitir, entre outros certificados, o CSV (Certificado de Segurança Veicular).

Para que você compreenda inteiramente o papel do Serpro junto às ITLs vamos precisar, primeiro, esclarecer como ocorre a emissão desse certificado.

O que é o CSV?

O Certificado de Segurança Veicular atesta a segurança dos veículos e é emitido mediante a realização de uma inspeção, sendo necessário, sobretudo, nas seguintes situações:

  1. Alterações/modificações nas características originais do veículo;
  2. Inclusão, exclusão e regularização anual de kit GNV (Gás Natural Veicular);
  3. Regularização anual de caminhões, reboques ou semirreboques com sistema de basculante;
  4. Veículos sinistrados enquadrados como média monta;
  5. Mercosul e ANTT para regularização anual.

As disposições integrais sobre modificações veiculares e exigências específicas do CSV estão descritas na Resolução Contran nº 916/2022.

Bem como as ITLs, as ETPs (Entidades Públicas ou Paraestatais), também são autorizadas a realizar inspeções e emitir o CSV por meio do SISCSV.

As ETPs costumam estar presentes em locais que não contam com ITLs, suprindo as demandas mínimas para emitir o CSV. Sumariamente, a diferença entre ITL e ETP está na estrutura física e no tipo de permissão concedida pelo Inmetro.

Isto é, as ITLs recebem uma licença de serviço do Inmetro que dura quatro anos e pode ser renovada. Já as ETPs contam com uma autorização de funcionamento com validade de um ano. Dessa forma, caso elas queiram prosseguir com suas atividades, precisa protocolar a solicitação como ITL.

Em outras palavras, devido à sua natureza paliativa e licença excepcional e precária, as ETPs são desobrigadas de uma série de exigências aplicadas à estrutura física das ITLs. Você pode conferir essas deliberações na íntegra por meio da Portaria Senatran nº 965/2022.

Em suma, quer seja emitido por uma ITL ou ETP, o CSV fica disponível para consulta eletrônica, acessível apenas por certificado digital nas plataformas SISCSV e Portal Senatran.

Impacto do Serpro e SisCSV

Independente do sistema usado, a digitalização da emissão dos laudos de vistoria e CSV, proporcionou mais agilidade aos processos administrativos.

Houve ainda maior integração das autoridades do Sistema Nacional de Trânsito, sobretudo no que tange ao processo de fiscalização.

Assim, como você pôde conhecer um pouco mais hoje, o processamento de dados realizado pelo Serpro nos âmbitos público e privado têm notável relevância e impacto na sociedade.

Além disso, exploramos o papel do Serpro no segmento veicular, suas disposições legais e sua relação com o Grupo Otimiza por meio do seu papel de integração entre as ITLs, ECVs e SISCSV.

Enfim, esperamos que você tenha compreendido melhor como as soluções do Serpro impactam diretamente a sua vida e sua pertinência para o desempenho das atividades do Grupo Otimiza.

Segurança da informação

Assim como o Serpro, o Grupo Otimiza lida diariamente com um expressivo fluxo de dados, processando e entregando informações por meio dos nossos sistemas de inspeção e vistoria veicular.

Dessa maneira, para garantir a segurança do envio e armazenamento de dados, contamos com uma sólida infraestrutura de TI.

Somos a única empresa do segmento que atende integralmente às exigências da NBR ABNT 11.515/2007 – que delibera sobre a segurança física do armazenamento de dados.

Venha conhecer um pouco mais sobre nossas medidas de segurança da informação! Leia o nosso blog post sobre sala-cofre e entenda a relevância dessa estrutura para o segmento veicular!

Categoria:

Tecnologia e inovação

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Telegram

Receba as novidades
em primeira mão